Lavrando Pa
Pesquisa

Os 4Rs já são 5Rs
Por Ana Sofia Barbosa (Aluna, 8ºA Nº4), em 2015/01/192872 leram | 1 comentários | 199 gostam
De Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Repensar passamos a Repensar, Reaproveitar, Reciclar e Recusar consumir produtos que gerem impactos socioambientais significativos.

Uma boa ideia para pensar em soluções para os problemas do lixo são os 4 Rs (“quatro erres”): reduzir, reutilizar, reciclar e repensar. Mas é importante lembrar que, para ter um bom resultado na melhoria do meio ambiente, os 4 Rs devem ser trabalhados igualmente.
Os resíduos sólidos urbanos (RSU) - o vulgar “lixo” - incluem uma diversidade de artigos utilizados no dia a dia. Estima-se que, em média, a produção diária de RSU, em Portugal, por habitante é de 1,2 kg.
O mar é o receptáculo último dos resíduos não depositados, verificando-se, para muitos dos materiais,longos períodos de decomposição.
R de Reduzir
O primeiro passo para diminuir a quantidade de lixo é reduzir a quantidade do que consumimos. No supermercado, por exemplo, podemos escolher produtos com pouca embalagem ou com embalagens mais resistentes e reutilizáveis. Na hora de levar as compras para casa, por que não levar uma sacola mais resistente, para evitar o uso de muitas sacolinhas de plástico? E na hora de escolher os bens duráveis, como fogão e frigorífico, a decisão acertada passa por escolher modelos de melhor qualidade, com garantia, que durem mais, reduzindo a necessidade de os comprar em breve. Os eletrodomésticos classe A são muito mais eficientes do que os restantes e contribuem para a optimização do desempenho energético-ambiental da habitação.
R de Reutilizar
Reutilizar significa guardar coisas, que normalmente seriam deitadas fora, e usá-las de novo. É uma forma de aproveitar os produtos sem que eles tenham passado por qualquer tipo de alteração ou processamento.
Os principais resíduos que podem ser reutilizados são embalagens e roupas. Uma garrafa vira um vaso para plantas, a camisa velha vira um pano de chão, as caixas de gelados transformam-se em embalagens para guardar comida ... Imagine se conseguirmos usar pelo menos mais de uma vez todas as coisas que consumimos, o quanto estaremos diminuindo o lixo de casa!
R de Reciclar
Depois de evitar consumir coisas desnecessárias e de reaproveitar outras,está na hora de pensar em reciclar.
Reciclar é transformar uma coisa velha numa coisa nova. A reciclagem permite uma diminuição da exploração dos recursos naturais e, muitas vezes, é um processo mais barato do que a produção de um material a partir da matéria-prima bruta.
Reciclar é
-transformar papel usado em pasta de papel e depois fazer papel novo a partir dessa pasta;
-esmagar garrafas de vidro usadas em bocadinhos pequeninos e derretê-los para fazer novos produtos em vidro;
-derreter latas de alumínio usadas, prensar o material derretido em folhas e moldar estas folhas em novas latas ou outros produtos de alumínio.
R de Repensar
Quando falamos neste quarto R, dizemos que é preciso repensar antes de consumir seja o que for. É preciso parar e pensar antes de cada compra. O consumismo – comprar, comprar, comprar, – traz ainda mais problemas para o planeta, pois causa o esgotamento dos recursos naturais (ou seja, a madeira, os metais, a água, os animais não são eternos) e a poluição das águas, do ar e do solo.

Já ouviram falar dos 5R?
Pode-se dizer que as preocupações com a recolha, o tratamento e a destino dos resíduos sólidos representam, apenas, uma parte do problema ambiental. A extração de recursos naturais, nesta geração de resíduos, é a parte mais problemática e tem, ainda, mais impacto no meio ambiente.
A política dos cinco R's vem dar prioridade à redução do consumo e ao reaproveitamento dos materiais em relação à sua própria reciclagem.
- Reduzir
- Repensar
- Reaproveitar
- Reciclar
- Recusar consumir produtos que gerem impactos socioambientais significativos.
Tudo começa na mudança de atitude de cada um de nós!

Mais Imagens:

Comentários
Por Anabela Pinto (Professora), em 2015/03/09
Apoio inteiramente os 5Rs.
Temos mesmo de RECUSAR alguns produtos, por muito aliciantes que nos pareçam!

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe