Lavrando Pa
Pesquisa

Poluímos por comer carne?
Por José Cunha (Aluno, 9ºB), em 2015/01/18430 leram | 0 comentários | 95 gostam
"Cowspiracy" - um documentário que condena a agricultura animal por causa da chamada pegada ecológica.
Todos nós temos um pequeno (ou grande) fascínio pela comida e, no geral, a carne é o alimento mais presente na nossa dieta. Mas será que, ao consumirmos carne, estamos a contribuir para o aumento da pegada ecológica?

Aos olhos de quem criou o documentário "Cowspiracy", que significa a conspiração das vacas, estamos a produzir uma enorme quantidade de resíduos e a aumentar gradualmente a nossa pegada ecológica na produção de gado para alimentar tantas pessoas do nosso mundo. Assim, a produção de gado é mais prejudicial para o Ambiente do que do que tomar longos banhos, usar carros poluentes ou deitar lixo no chão!

O filme não nos fala propriamente de conspirações, mas de factos que comprovam a existência de um problema maior do que todas as vacas que habitam a Terra: a pegada ecológica causada pela criação de animais para alimentação. Os realizadores questionaram várias Organizações Não Governamentais (ONG) ambientalistas, como a Greenpeace, sobre os motivos por que esta questão não está a ter a atenção que merece. As reações compiladas no filme surpreenderam muitas pessoas, levando-as a mudar o seu estilo de vida,tal como aconteceu com João Manzarra, o famoso apresentador de televisão.

Contudo, existem declarações contraditórias, nomeadamente as dos agricultores portugueses que discordam por completo desta teoria, chamando-a de "descabida" e "sem fundamentos".

Em suma, será que poluímos por comer carne? A resposta poderá ser descoberta, se assistirem ao documentário "Cowspiracy". Não percam um grande e esclarecedor documentário, pois é mais uma oportunidade para aprender.


Comentários

Escreva o seu Comentário