Lavrando Pa
Pesquisa

Visita de estudo: Alcobaça e grutas de Mira D’Aire
Por Francisco Peres (Professor), em 2012/03/262947 leram | 0 comentários | 1244 gostam
Sexta-feira, 24 de fevereiro, todas as turmas do 8º ano visitaram o Mosteiro de Alcobaça. Os alunos partiram da escola por volta das sete horas e chegaram a Alcobaça às nove e trinta da manhã.

   Visita de estudo a Alcobaça e grutas de Mira D’Aire.
  Sexta-feira, 24 de fevereiro, todas as turmas do 8º ano visitaram o Mosteiro de Alcobaça. Os alunos partiram da escola por volta das sete horas e chegaram a Alcobaça às nove e trinta da manhã. À chegada, as turmas dirigiram-se para o mosteiro, onde, a partir do portal, os professores iniciaram a visita guiada, explicando a história deste monumento que foi fundado por São Bernardo, monge da Ordem de Cister, em 1153. Aí apreciaram algumas das características da fachada, como por exemplo: a rosácea e as várias estátuas de santos. De seguida, puderam observar diversos pormenores góticos relativos à época.
  Dentro do local os alunos admiraram os túmulos de D. Inês de Castro e de D. Pedro I, no transepto. As estátuas dos reis encontravam-se de pés voltados de frente um para o outro, de maneira a que, diz a lenda, quando ressuscitassem, cada um seria a primeira pessoa que o outro via. As outras dependências visitadas foram a sala dos reis, o deambulatório, onde se encontravam as capelas, o claustro de D. Dinis, chamado claustro do silêncio, o refeitório, a sala dos monges, o parlatório e a sala do capítulo. No andar de cima, viram o dormitório, onde os monges dormiam no chão, e o coro alto, onde as freiras assistiam à missa.
 Nesta visita, houve uma curiosidade: os símbolos que se viam nas pedras eram as assinaturas dos pedreiros, que assim marcavam o seu trabalho para, depois, pedir a sua remuneração.
 A visita ao Mosteiro de Alcobaça acabou por volta das doze horas.

   Rita, Isa e Miriam, 8.ºB

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe