Lavrando Pa
Pesquisa

Bobak Ferdowsi
Por Teresa Carvalho (Professora), em 2014/11/27383 leram | 0 comentários | 126 gostam
Notícia sobre Bobak Ferdowsi, o engenheiro da NASA que pôs o robô Curiosity em Marte
Bobak Ferdowsi é um engenheiro da NASA (agência espacial norte americana) e um dos responsáveis pela missão que colocou o “rover” Curiosity em Marte, em 6 de agosto de 2012.
Curiosity é um robô/ laboratório científico ambulante, com seis rodas e com um braço extensível. Esta missão demorou cerca de nove anos a ser preparada e Curiosity já percorreu um total de oito quilómetros. Parece pouco, não é? Mas o robô tem que parar, verificar se pode seguir em segurança, tirar fotografias, analisar o solo, o clima, entre outras “tarefas diárias”.
Bobak esteve em Portugal durante alguns dias e deu várias palestras em algumas universidades. Fui ouvi-lo na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, na tarde chuvosa de 16 de outubro.
A sua capacidade de comunicação, a sua simpatia, o sentido de humor e o seu aspeto um pouco radical conquistaram de imediato a grande plateia de alunos, professores e outros assistentes. Bobak explicou pormenores da missão a Marte, divulgou fotografias tiradas pelo robô Curiosity, revelou-nos alguns dos próximos projetos da NASA e respondeu às muitas questões colocadas por uma plateia entusiasta, questões que abarcaram áreas da física, da química, da informática e até da biologia.
Bobak sempre foi fascinado pela exploração espacial e com a chegada do robô Pathfinder a Marte, em 1997, logo teve vontade de trabalhar na NASA. “Saber trabalhar em equipa e ser um bom comunicador” são, segundo ele, condições essenciais para se trabalhar na NASA.
Basta agora que a missão cumpra os seus objetivos: saber se existe (ou existiu) vida em Marte e preparar uma futura missão tripulada ao “planeta vermelho”.

Para saber mais consulta Mars Science Laboratory, em http://www.nasa.gov/mission_pages/msl/#.VGKPwah_tDI

Fátima Lobato

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe