Lavrando Pa
Pesquisa

Plástico biodegradável
Por Anabela Pinto (Professora), em 2014/11/25270 leram | 0 comentários | 115 gostam
"Agrobiofilm", um plástico que, em vez de ser feito com petróleo, é feito com amido de milho e outros óleos vegetais.




  O plástico biodegradável made in Portugal que está a revolucionar a agricultura

  Se gosta de ler notícias ligadas à sustentabilidade agrícola em Portugal, certamente que já ouviu falar no "agrobiofilm", um plástico que, em vez de ser feito com petróleo, é feito com amido de milho e outros óleos vegetais.
“É um plástico… ou melhor, não podemos considerar que é um plástico”, começa por dizer Carlos Rodrigues, da Silvex, empresa que faz parte do consórcio que investigou o material. “Plástico é o de polietileno. O "agrofilm" é um polímero biodegradável. É parecido com o plástico, tem as mesmas características mecânicas do plástico, cumpre as mesmas funções do plástico… de polietileno, pode ser aplicado no solo com as mesmas alfaias do que o polietileno, mas é feita de fontes renováveis e não de petróleo”. No final do ciclo da cultura, o "agrobiofilm" pode ser enterrado e assimilado pelos microrganismos.
  O projeto levou três anos a ser preparado e incluiu o trabalho de quatro universidades. “Com esta [complexidade] é o único no mundo”, explica Carlos Rodrigues.
  Com um período de vida muito curto, o "agrobiofilm" permite uma colheita mecânica quase sem riscos de aparecerem materiais estranhos junto dos vegetais. No caso da Monliz, que utiliza o "agrobiofilm", junto do pimento. “Temos uma produção de boa qualidade, tal como com o polietileno, mas com fatores de produção mais amigos do ambiente”, explica Tiago Santos. Por outras palavras: o polietileno tradicional, como não é biodegradável, obriga o agricultor, no final da campanha, a ir ao campo retirá-lo, com a mão-de-obra e custos acrescidos. Com o "agrobiofilm", esta necessidade acabou.

   Greensavers,4 de outubro 2013


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe