Lavrando Pa
Pesquisa

Células solares transparentes
Por Anabela Pinto (Professora), em 2014/11/25238 leram | 0 comentários | 95 gostam
A ideia de painéis solares completamente transparentes sempre foi encarada como uma espécie de sonho...


 Células solares transparentes podem converter janelas em painéis fotovoltaicos

 

  A ideia de painéis solares completamente transparentes sempre foi encarada como uma espécie de sonho. A existência de tal tecnologia significaria que seria possível converter as janelas em geradores de energia e produzir telemóveis e outros dispositivos eletrónicos com ecrãs que se auto-carregassem.
  Porém, esta realidade pode estar mais próxima do que se imagina, pois uma equipa de investigadores da Michigan State University desenvolveu recentemente um novo tipo de célula solar transparente, escreve o Grist. Chamada “concentrador solar luminescente transparente”, a nova tecnologia utiliza pequenas moléculas orgânicas que absorvem os raios solares e canalizam-nos para as células solares.
  No passado, os cientistas conseguiram criar células solares parcialmente transparentes, mas nunca células completamente translúcidas. Estas células trazem novas possibilidades de aplicação, como grandes edifícios com muitas janelas e qualquer tipo de dispositivo móvel.

http://greensavers.sapo.pt/2014/08/24/celulas-solares-transparentes-podem-converter-janelas-em-paineis-fotovoltaicos/, 24 agosto 2014


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe