Lavrando Pa
Pesquisa

Boras, a cidade mais limpa do planeta
Por Anabela Pinto (Professora), em 2014/11/25232 leram | 0 comentários | 72 gostam
A pequena cidade de Boras, no oeste da Suécia, conserva o título de cidade mais limpa do mundo.


    Boras, Suécia: a cidade mais limpa do mundo.

  Com cerca de 105 mil habitantes e 1.500 indústrias, a pequena cidade de Boras, no oeste da Suécia, conserva o título de cidade mais limpa do mundo.
A cidade reaproveita 99% de todos os seus resíduos de três diferentes formas: 42% são incinerados e convertidos em energia elétrica, 30% são tratados biologicamente e transformados em biocombustível e 27% são reciclados. Apenas os restantes 1% são enterrados, devido aos elevados impostos cobrados para a utilização de aterros sanitários.
  Os lucros obtidos com este sistema de recuperação de resíduos são de tal forma grandes que a cidade chega a importar lixo da Noruega, de forma a produzir mais energia limpa.
  Os habitantes desempenham um papel fundamental neste sistema de sustentabilidade – através da reciclagem, por exemplo. As pessoas separam o lixo e levam-no até aos pontos de recolha, à semelhança do que acontece em Portugal com os nossos ecopontos.
  Os resíduos orgânicos são guardados em sacos pretos e o restante lixo em sacos brancos. Ambos são recolhidos por camiões e então encaminhados para as fábricas de biogás, no caso dos sacos pretos, e para incineradoras com fornos não poluentes, no caso dos sacos brancos.
  Foi da Universidade de Boras que partiu o projeto – o modelo foi iniciado em 1988, com 300 famílias. Hoje a entidade presta apoio global para a expansão deste tipo de estratégias de reaproveitamento de resíduos noutros países.
  O modelo já chegou a cidade brasileiras, como Macaé, no Rio de Janeiro, Sobral, no Ceará, e Pomerode, em Santa Catarina. O mayor desta última, recriação caricata de uma autêntica cidade alemã, diz: “Já recebemos uma delegação da cidade sueca de Boras, considerada a cidade mais limpa do mundo, a fim de aprender com eles”.
  Por detrás desta decisão está a vontade de criar lugares seguros, limpos e agradáveis que permitam melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.
  A cidade de Boras é realmente um exemplo além-fronteiras. Além das suas práticas sustentáveis, tem imensos parques e espaços verdes que se estendem até às zonas edificadas. Mesmo a área de natureza mais intacta do município é de fácil acesso, ideal para relaxar e praticar exercício.
  Aliado à sustentabilidade ambiental, está o progresso. Boras é uma cidade em expansão, casa para 11.500 pequenas e grandes empresas em várias áreas de negócio, e com 500 novas empresas criadas todos os anos.
  O próximo objetivo da cidade passa pela eliminação total do uso de combustíveis fósseis.

http://greensavers.sapo.pt/2013/03/02/boras-suecia-a-cidade-mais-limpa-do-mundo-com-fotos/, publicado a 2 de março de 2013

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário