Lavrando Pa
Pesquisa

“O mundo das palavras é uma aventura”
Por Francisco Peres (Professor), em 2012/03/212493 leram | 0 comentários | 1225 gostam
“O mundo das palavras é uma aventura”, opinião de Manuel António Pina que inspirou os alunos do 8.º C quando solicitados a participar na Semana da Leitura.
“O mundo das palavras é uma aventura”, opinião de Manuel António Pina que inspirou os alunos do 8.º C quando solicitados a participar na Semana da Leitura. Ao sublinhar a relação íntima entre a escrita e a leitura, o Prémio Camões 2011 deu o mote para um diálogo frutífero entre os alunos, do qual resultou o que a seguir se apresenta, pequenos, mas deliciosos momentos de inspiração, que revelam, através da cor dos olhos de cada um, a magia e o poder das palavras.
  "Quando estou a escrever estou a ler-me e a ver o Mundo através da cor dos meus olhos".
Manuel António Pina (Junho 2011)



Algumas reflexões dos alunos:

Aventura? Talvez. Uma viagem por entre as palavras. Mas ler não é somente observar a forma como estas se dispõem ao longo de uma folha de papel. Não. Ler é conhecer, aprender, alterar. Mas fazê-lo de uma forma especial, segundo os nossos olhos. Só eles escolhem a frase que devemos guardar, apenas eles sabem os valores a retirar e o exemplo a seguir.
Filipa Campos

O livro é uma janela aberta, pela qual a magia e a fantasia nos invadem.
Márcia Magalhães

Em cada livro deixamos uma marca nossa mas também o livro nos deixa a sua marca. Ler é esta troca permanente de sensibilidades, experiências e memórias.
Inês Martins

As palavras são apenas letras, letras que, quando se juntam, formam palavras, palavras essas que nos saem da alma, sempre com a preocupação de bater no coração de um não sei quem, mas sempre de um alguém que nos ouve, que nos lê…
                                                    Joana Santos

O mundo das palavras completa o ser humano, pois é com as palavras que comunicamos, lemos e escrevemos.
                                                     Catarina Silva
 
Ler é perceber aquilo que somos através dos pensamentos que criamos.
                                                     Francisca Branco

Tal como o marinheiro que navega no mar, as palavras vão sendo exploradas pelo Homem no seu dia-a-dia, através da sua criatividade e dos seus sentimentos e é de tudo isso que o livro dá conta.
                                                      Luís Moreira

O mundo das palavras é… sentir, escrever… para descobrir quem somos na realidade. São sonhos que, por vezes, se tornam realidade, a nossa realidade…
                                                      Ana Barbosa


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe