Lavrando Pa
Pesquisa

A Sardinha
Por Maria Santos (Aluna, 6ºC), em 2014/10/131327 leram | 1 comentários | 205 gostam
A existência da sardinha na costa portuguesa e a facilidade da sua confeção tornam este peixe um dos símbolos gastronómicos de Portugal.



  A sardinha,ou manjua, tem vindo a ser cada vez mais conhecida em Portugal, tanto é que em qualquer festa tradicional que haja em Portugal não faltam as sardinhas...
  Por ser tão popular inspirou muitos artesões e artistas na sua recreação de várias formas, incluindo o mestre Bordalo Pinheiro.
  As sardinhas são peixes da família dos "clupeidae", normalmente pequena (10 a 15 cm), caracterizando-se por terem apenas uma barbatana dorsal, não terem dentes, terem uma maxila curta e escamas ventrais em forma de escudo, tendo como nome científico "sardinha pilchardus". Nadam livremente e em grandes cardumes.
  Antigamente, a sardinha era conhecida como a comida dos pobres, por ser muito vulgar... Agora é considerada comida de rico, pois contém no seu organismo um importante lipídio: o Ómega 3, que se julga ser protetor do coração, que melhora a esperança de vida dos humanos. Os cientistas acham que a presença deste importante lipídio se fica a dever ao consumo de "plâncton" por parte das sardinhas.
  Os fins culinários que podemos dar à sardinha são vários:
  - caldeirada,
  - sardinha de escabeche,
  - sardinha grelhada, cozida, assada, etc.....
  A sardinha é pescada essencialmente em águas frias e salgadas. Diz-se também que deve ser pescada em meses que não têm "r"...
  A existência da sardinha na costa portuguesa e a facilidade da sua confeção tornam este peixe um dos símbolos gastronómicos de Portugal.

Mais Imagens:

Comentários
Por Rosalia Martins (Professora), em 2014/10/23
Muito bom!!!!! Gostei.

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe