Lavrando Pa
Pesquisa

IV- Arctic Monkeys
Por Inês Tavares (Aluna, 9ºD), em 2014/05/14697 leram | 0 comentários | 212 gostam
Aqui vos trago o quarto capítulo da crónica da música ;)
Ora boas, hoje venho falar-vos de uma das cabeças de cartaz do fantástico festival de verão (e de música) Optimus Alive deste ano: os Arctic Monkeys.
Arctic Monkeys é uma banda britânica de rock formada em 2002 nos subúrbios da cidade de Sheffield. Após receberem as suas guitarras como prenda no natal de 2001, os vizinhos Alex Turner e Jamie Cook montaram uma banda com seus amigos da escola, Andy Nicholson, que tocava baixo, e Matt Helders, que se tornou o baterista. Sob o seu primeiro nome, Bang Bang, eles tocavam covers de bandas como Led Zeppelin e cantavam com sotaque de Sheffield. Após Alex assumir o vocal e a tarefa de escrever canções (ele, na verdade, já tinha algumas), eles mudaram o nome da banda para "Arctic Monkeys", tirado de um grupo do qual o pai do baterista Matt Helders fez parte nos anos 70. Segundo Turner, o nome foi passado de geração em geração, como uma receita.
Após os primeiros concertos, em 2003, eles começaram a gravar CD demos e a distribuí-los pelo público. Como a oferta era limitada, os fãs copiaram as canções e disponibilizaram-nas pela Internet. Até um perfil da banda no site MySpace foi criado, tudo sem que os próprios membros estivessem cientes. Graças a essa divulgação viral pela grande rede, logo não apenas os amigos, mas centenas de pessoas cantavam todas as letras nos concertos.
Em 2008, roubaram o "caderninho" de músicas a Alex Turner, o compositor e também vocalista da banda,o que atrasou o início das gravações do terceiro álbum da banda. O vocalista conta que ao tentar lembrar-se das letras das músicas roubadas, ele acabou por criar composições novas. No final do ano de 2008, já com alguns riffs de guitarra e as canções prontas, o grupo iniciou as gravações do terceiro álbum.
O álbum mais recente dos Arctic Monkeys chama-se AM (é o quinto álbum)e foi lançado a 9 de setembro de 2013. Em 19 de Fevereiro de 2014, o Arctic Monkeys ficou com os prêmios de melhor grupo e melhor disco do ano, com o AM, no Brit Awards.
A constituição da banda já não é a mesma, saiu o baixista Andy Nicholson e entrou Nick O’Malley para a mesma função.
A banda continua fazendo as suas apresentações e é uma das bandas da nova geração que carrega o nome do rock com todo mérito, a música é de qualidade e os concertos são fantásticas. É uma das melhores bandas que conheço, ouço-a todos os dias e nunca me canso!
Como referi no início do texto, os Arctic Monkeys vêm cá a Portugal no dia 10 de julho e se eu já não fosse a um concerto este verão, podem ter a certeza que eu não perderia este espetáculo, vai ser fantástico, como sempre ;)
Deixo-vos aqui em baixo links das minhas músicas preferidas, não se esqueçam de ver e ouvir. Até à próxima! ;)
http://www.youtube.com/watch?v=bpOSxM0rNPM -> Do I Wanna Know
http://www.youtube.com/watch?v=qN7gSMPQFss -> One For the Road
http://www.youtube.com/watch?v=6366dxFf-Os -> Why'd You Only Call Me When You're High?
http://www.youtube.com/watch?v=ma9I9VBKPiw -> Fluorescent Adolescent
http://www.youtube.com/watch?v=VKKLctdb_VE -> I Bet You Look Good on the Dance Floor


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe