Lavrando Pa
Pesquisa

Tubarões, ratos, cobras e outros são nossos amigos
Por Anabela Pinto (Professora), em 2014/02/26806 leram | 1 comentários | 185 gostam
Eis uma lista de 12 animais considerados,por vezes, pouco simpáticos, mas que ajudam as pessoas e o meio ambiente como nunca havias imaginado.
1.Os tubarões ajudam-nos a respirar
Ao comerem os peixes velhos e doentes, os tubarões mantêm o ecossistema saudável e controlam a acumulação de algas no oceano. Os cientistas prevêem que, se os tubarões não existissem, os níveis de algas seriam altíssimos, fazendo disparar os níveis de oxigénio e afetando toda a vida na Terra. Além disso, os seres humanos são muito mais mortais para os tubarões do que eles são para nós – o Homem mata cerca de 11.417 tubarões a cada hora.

2.Os ratos farejam bombas
Os ratos têm um olfato extraordinário – são de tal forma precisos que, em Moçambique, têm sido usados para eliminar mais de seis milhões de metros quadrados de explosivos escondidos.

3.As cobras comem os ratos
Embora os ratos possam ser úteis, eles também espalham uma série de doenças perigosas. Felizmente, as cobras controlam o seu número e o de outros portadores de maleitas, ao alimentarem-se deles.

4.Os rottweilers protegem-nos
Apesar de o rottweiler ser apontado como uma raça agressiva, a sua defesa pode ser muito benéfica. Em Inglaterra, em 2010, um rottweiler chamado Jake salvou uma mulher que estava a ser violada num parque, atacando o agressor.

5.Os esquilos dão-nos árvores
Estes pequenos roedores são uns dos maiores colecionadores de sempre. Eles adoram armazenar nozes – e reúnem tantas que, muitas vezes, se esquecem de onde as deixaram. Acontece que essas nozes transformam-se em belas árvores – e nós, claro, agradecemos.

6.Os sapos avisam-nos se a água é limpa
Quando os sapos não estão muito bem, nós provavelmente também não vamos ficar. Se os sapos estiverem doentes, esse é um sinal claro de que a qualidade da água não está no seu melhor.

7.As aranhas são boas para comer
Talvez não tanto para nós, mas as aranhas são deliciosas para os peixes e as aves. Estes animais comem tantas aranhas que, se elas não existissem, eles também não sobreviveriam. Já as aranhas também gostam de comer uma série de insetos com que não simpatizamos, como mosquitos, moscas e baratas.


8.As focas ajudam-nos a estudar as alterações climáticas
As focas são conhecidas por serem um pouco mal-humoradas, mas as suas competências enquanto nadadoras nas profundezas ajudam-nos bastante. Os investigadores têm-lhes ligado sensores para melhor descobrir os padrões de circulação oceânica – ou seja, estes animais podem ajudar a salvar o planeta.

9.As abelhas dão-nos frutos
Ao mesmo tempo que produzem mel, as abelhas suportam 80% do crescimento das produções agrícolas humanas. Isso significa que, sem elas, perderíamos uma série de alimentos, como morangos, maçãs, pêssegos, nozes, entre muitos outros.

10.Os morcegos ajudam vítimas de derrames
Os morcegos podem parecer assustadores, mas na verdade ajudam a salvar vidas. A saliva dos morcegos tem sido usada para dissolver coágulos de sangue em vítimas de derrames cerebrais. E as suas fezes são um óptimo fertilizante natural.

11.Os besouros ajudam a regular o ecossistema
Os besouros desempenham um papel muito importante nas nossas vidas, comendo outros insetos e promovendo a biodiversidade. Os escaravelhos ajudam na decomposição ao alimentarem-se de resíduos de origem animal e decompondo cadáveres.

12.Os castores evitam inundações
Estes animais são muito úteis – as barragens que constroem ajudam a prevenir inundações naturais, secas e incêndios florestais.

in "Greensavers", publicado em 29 de Setembro de 2013

Mais Imagens:

Comentários
Por Isilda Monteiro (Professora), em 2014/03/05
Bem, agora, já vou olhar para ratos e morcegos com menos asco e mais complacência...
O que eu aprendo com uma professora de CN!
Bj

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe