Lavrando Pa
Pesquisa

Concurso Nacional de Leitura
Por Teresa Carvalho (Professora), em 2014/01/301154 leram | 0 comentários | 178 gostam
Na segunda-feira, dia 20 de janeiro, terminou a primeira fase do Concurso Nacional de Leitura. Este concurso, destinado aos alunos do 3º. Ciclo, tem como objetivo promover a leitura nos jovens.
Na segunda-feira, dia 20 de janeiro, terminou a primeira fase do Concurso Nacional de Leitura. Este concurso, destinado aos alunos do 3º. Ciclo, tem como objetivo promover a leitura nos jovens. Desenvolve-se em três fases sucessivas: primeira, na Biblioteca da Escola; segunda, na Biblioteca da Câmara Municipal de Matosinhos; terceira, na Biblioteca Nacional, em Lisboa. Em cada etapa, os alunos leem livros previamente selecionados e respondem a fichas de verificação de leitura, podendo também fazer uma pequena apresentação das obras lidas.
Nesta primeira fase, na nossa Escola, foram selecionados os seguintes livros: «O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá», de Jorge Amado; «História de uma Gaivota e do Gato que a ensinou a voar», de Luís Sepúlveda; «Aventuras de João sem Medo», de José Gomes Ferreira; «O Cavaleiro da Dinamarca», de Sophia de Mello Breyner Andresen; mais tarde, juntaram-se dois outros títulos que os alunos puderam ler: «O Meu Pé de Laranja Lima», de José Mauro de Vasconcelos e “Saga”, in «Histórias da Terra e do Mar», de Sophia de Mello Breyner Andresen.
Cada aluno deveria ler dois livros à escolha, embora também fosse possível ler apenas um. A leitura decorreu durante as férias de Natal e na primeira semana de aulas. No dia 16 de janeiro, os alunos resolveram, na Biblioteca, as fichas de verificação de leitura.
O júri desta primeira fase do concurso, constituído pelas professoras Paula Fafiães, Isilda Monteiro e Teresa Carvalho, reuniu e, após correção dos questionários, indicou a lista de classificação dos mesmos, com base nos seguintes critérios de avaliação dos leitores:
1º. – Privilegiar os leitores de dois livros por aumentar a dificuldade na resolução das fichas de leitura;
2º - Privilegiar os leitores de livros que não tenham sido objeto de estudo nas aulas curriculares.
Assim, procedeu-se à classificação dos leitores, cujos resultados estão afixados na Biblioteca, de acordo com uma ou duas obras lidas. De acordo com o regulamento do CNL, apenas três alunos poderão ser selecionados. Assim, a Inês Tavares, do 9º D, a Joana Oliveira e a Filipa Cardoso, do 8º. E, que ficaram respetivamente no 1º, no 2º e no 3º lugares passaram à segunda fase do concurso e serão as ilustres representantes da nossa escola.
Estão de parabéns todos os alunos que aderiram a este concurso!

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe