Lavrando Pa
Pesquisa

Natal
Por Carolina Brito (Aluna, 6ºD), em 2013/12/111249 leram | 1 comentários | 162 gostam
Aqui vão algumas curiosidades natalícias!
O Natal é uma festa de carácter religioso que é comemorada em quase todo o mundo.
   Em Portugal, temos várias tradições natalícias. A família junta-se, na véspera, e à volta da mesa os familiares comem o bacalhau cozido com todos ou o peru assado que são duas das iguarias mais apreciadas pela população portuguesa.
   O Brasil é um país ótimo para passar as épocas festivas, não só porque as cidades têm uma decoração fantástica, mas também porque em dezembro, ao contrário de Portugal, faz imenso calor. O “Peru de Natal” é muito comum, na cidade do Rio de Janeiro, mas o acompanhamento é a farofa. Para a sobremesa também têm as rabanadas, entre outras doçarias.
   Os franceses como bons apreciadores da melhor cozinha, prepararam com requinte a ceia de Natal. À sobremesa, servem um bolo em forma de tronco coberto de chocolate e recheio de creme ou trufa. Este bolo é geralmente acompanhado por vinho branco. Em França existe a tradição de, durante a noite de Natal, um tronco de madeira ser queimado com o objetivo de permitir uma boa colheita no ano seguinte. Foi esta tradição que deu origem a esta sobremesa tradicional.
   No nosso país, a troca de prendas também é um momento ansiado por todos e acontece, na véspera, à meia-noite ou no dia de Natal. Os holandeses são os primeiros a abrir as prendas que são trazidas pelo São Nicolau, no último sábado de novembro. Já em Espanha, têm de esperar por seis de Janeiro, o Dia dos Reis, para receberem os presentes.
   Apesar de haver tradições típicas de cada região, em todos os países em que se comemora o Natal, podemos encontrar presépios encantadores, por vezes com figuras humanas, e belas ruas com decorações natalícias, sem esquecer as árvores de Natal que podem surgir nas ruas e em casa das pessoas.
   Como apareceram as bolas coloridas na Árvore de Natal?
   As bolas coloridas surgiram no século XIX com frutas verdadeiras, especialmente as maçãs, mas em 1858 a colheita foi péssima e os mestres vidreiros, na Lorene, criaram a moda das bolas de cristal.
   Seja na Europa, na América, em África ou qualquer outro continente, a imagem de uma família unida à volta de uma mesa tem de estar presente!
   Feliz Natal!

Joana Pereira 6º D Nº 12 Carolina Brito 6ºD Nº6


Comentários
Por Daniela Campos (Aluna, 6º. D), em 2013/12/18
Está bem, mas já vi muito melhores.

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe