Lavrando Pa
Pesquisa

Indáqua
Por Samuel Soares (Aluno, 6ºD), em 2020/02/0689 leram | 0 comentários | 22 gostam
Dia vinte e oito de novembro, na nossa escola e durante uma aula de Ciências Naturais, um funcionário da Indáqua, Sr. Rui Sousa, fez uma apresentação sobre a água.
Na apresentação, foram abordados os seguintes temas: a utilização diária da água e a quantidade que é consumida; a visualização de um PowerPoint; o estado da água quando chega às nossas casas e, por último, os microorganismos na água doce (Rio Douro).

No primeiro tema – a utilização diária da água e a quantidade que é consumida – foi-nos explicada a importância da água para o ser humano e para todo o planeta. No nosso dia a dia, utilizamos a água para diversas atividades: regar, cozinhar, lavar as mãos, lavar as roupas, tomar banho, entre outras. Está provado que um habitante gasta mais ou menos cento e oitenta e sete litros (187 l.) de água por dia, sendo este um valor muito alto.

No segundo tema - a visualização de um PowerPoint- o senhor Rui Sousa mostrou-nos uma apresentação com o percurso, desde que a água é recolhida do rio até chegar às ETA (é um local em que se realiza a purificação da água para a tornar própria para consumo) para ser transformada em água potável. Esta água depois de tratada vai parar às nossas casas para ser consumida. Sendo que depois da sua utilização as águas são encaminhadas para as ETAR, têm como função receber e tratar as águas residuais, de forma a serem devolvidas ao meio ambiente. Neste mesmo PowerPoint, o senhor Rui mostrou-nos o que as pessoas deitam habitualmente pela sanita abaixo: cotonetes, farrapos, sacos de plástico, fraldas, óleo de fritar, entre outros objectos.

No terceiro tema - o estado da água quando chega às nossas casas – foi-nos explicado que as pessoas se queixam da qualidade da água que chega às suas habitações, achando-a suja, porém isso deve-se não aos tratamentos que lhe são feitos na ETA, mas sim à sujidade dos canos ou dos reservatórios onde estas estão armazenadas.

Relativamente ao quarto tema - os microorganismos na água doce - o senhor Rui Sousa mostrou-nos um microscópio, pegou numa pipeta contendo uma amostra de água do rio Douro e, depois, pudemos observar os microorganismos existentes na água.
Por fim, fomos alertados de que não se deve consumir água de nascentes sem que nos certifiquemos que ela pode ser consumida, por isso, devemos ir à junta de freguesia em causa para obter informações.


Concluindo: é preciso alertar as pessoas das consequências dos seus atos, pois além de poluírem as águas, também dificultam a sua reciclagem.


Beatriz Rodrigues Fernandes, 5 .º C

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe