Lavrando Pa
Pesquisa

A microscopia e a célula
Por Nuno Tomás (Aluno, 8.ºC), em 2019/11/17612 leram | 0 comentários | 187 gostam
No âmbito da disciplina de Ciências, eu e os meus colegas temos realizado atividades relacionadas com a microscopia e com a célula. Na última aula, foi a vez de observarmos folhas de planta aquática.
Para se realizar uma correta observação microscópica, é necessário seguir alguns passos fundamentais: fazer a preparação microscópica, proceder à iluminação do microscópio e, por fim, fazer a focagem.
No caso da planta aquática, pudemos ver muitas células vegetais eucarióticas juntinhas (figura1), de forma perfeitamente geométrica, devido à parede celular (1), que lhes dá rigidez. Observamos, também, a membrana citoplasmática (2) que rodeia a célula e controla a entrada e saída de substâncias, os cloroplastos (3), muito verdinhos e onde se realiza a fotossíntese, e o citoplasma (4), responsável por conter os outros organelos, como seja o vacúolo (5), que acumula água e pigmentos. Quanto ao núcleo, não o pudemos ver, devido à imensidão de cloroplastos que, decerto, o cobriam.
Na minha opinião, estas aulas são importantes, porque mantêm os alunos interessados e permite pôr em prática os conhecimentos adquiridos ou a partir da prática, obter conhecimentos.



Nuno Patrício, N.º14 8.ºC


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe