Lavrando Pa
Pesquisa

Engenheiras por um dia em Guimarães
Por Isilda Monteiro (Professora), em 2019/06/01129 leram | 0 comentários | 14 gostam
A 7 de maio todas as turmas do nono ano, às 8:15h, despediram-se da escola, por umas horas, e foram de camioneta em direção ao pavilhão multiusos de Guimarães.

Íamos à descoberta das diferentes áreas no mundo da Engenharia.
Chegamos ao pavilhão por volta das 9:30h, onde encontramos alunos de muitas outras escolas. Estivemos ainda algum tempo à espera para entrar, portanto, aproveitamos para lanchar.
De seguida, os alunos foram divididos em vários grupos para todos conseguirem participar nas atividades das seis secções existentes, os chamados “laboratórios” das diferentes áreas. Em cada laboratório havia responsáveis que estavam a representar diversas empresas e cursos superiores de diferentes universidades.
O meu grupo começou com a "IO Tech" que é uma empresa que procura ajudar o Homem nas suas tarefas no dia a dia, tornando-as mais rápidas e eficientes. Foi-nos dado a conhecer um dispositivo eletrónico que controlava os eletrodomésticos, por exemplo.
Depois, visitamos a "3B’S RESEARCH GROUP – Biomaterials, Biodegradables and Biomimetics". É um Grupo de Investigação 3B (Biomateriais, Materiais Biodegradáveis e Biomiméticos) que foi criado em 1998, na Universidade do Minho. Tem preocupações ambientais, pois usa materiais biodegradáveis, e visa o desenvolvimento de novos recursos para uso em aplicações biomédicas, nomeadamente na engenharia de tecidos ósseos, cartilaginosos e pele.
Vimos também o "laboratórioo" da "DATA scientists" que trabalha em parceria com muitas empresas, especialmente com a Microsoft. Na área da informática, procuram organizar os dados de forma a torná-los mais explícitos. Um “data scientist” é uma espécie de detetive que olha para os dados de forma a obter novos resultados. Nós estivemos a organizar alguns dados sobre as mortes e os sobreviventes do Titanic. Criamos gráficos sobre os óbitos por género.
Também visitamos o “laboratório” de Engenharia Civil da Universidade do Porto, que nos mostrou um vídeo sobre as várias aplicações da Engenharia, nomeadamente Materiais e Processos de Construção, Vias de Comunicação, Hidráulica e Geotecnia.
Obviamente que estivemos noutros laboratórios, mas estes ficaram mais marcados na minha memória.
Ainda houve tempo para convivermos, à hora de almoço, quando fizemos piqueniques nos jardins junto ao pavilhão, e durante a hora do lanche, que foi oferecido pela organização deste evento. Chegamos à escola, por volta das 18h, cansados e contentes.

Gostei imenso desta visita, pois fiquei a entender que a Engenharia é uma área com uma vasta diversidade profissional que precisa de ser mais divulgada.

Carlota Coelho, 9.ºA

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário