Lavrando Pa
Pesquisa

Engenheiras por um dia - ISEP
Por Isilda Monteiro (Professora), em 2019/03/30744 leram | 0 comentários | 206 gostam
No dia 15 de março, o Instituto de Engenharia do Porto (ISEP) abriu as portas aos alunos finalistas da nossa escola.


Todas as turmas, juntamente com os seus respetivos diretores de turma, além do professor Armando Moreira e do psicólogo João Moreira, encontraram-se à porta da nossa escola, às oito e um quarto da manhã, no dia 15 de março, para seguirmos rumo ao ISEP.
Quando chegamos lá, fomos recebidos no auditório pela Diretora, Maria João Viamonte, e três alunas que estudavam diferentes áreas de engenharia.
Primeiramente, já sentados no auditório, assistimos a uma apresentação sobre o que é a engenharia em geral, explicou como funcionava o ISEP e a importância das parcerias com várias empresas, como por exemplo a EDP e a GALP. Também destacou o papel das mulheres no mundo da engenharia e apresentou cada uma das três estudantes que, em seguida, conversaram connosco sobre a sua área em específico e as razões de terem escolhido os respetivos cursos.
A seguir, fomos divididos em três grupos, para visitarmos diferentes departamentos: engenharia civil, engenharia eletrotécnica, engenharia mecânica e engenharia informática.
Eu fiquei no grupo A que começou pelo departamento de engenharia civil onde estivemos a testar quanto peso aguentava uma maquete de uma ponte feita de esparguete, que tinha sido construída por alunos para um concurso do instituto. Também nos foi explicado a função de algumas máquinas.
Depois de um pequeno intervalo para lanchar, dirigimo-nos para o laboratório dos fluídos, onde uma professora esteve a explicar a utilidade dos vários equipamentos lá expostos no nosso dia a dia, nomeadamente, como é que a água de uma caldeira pode ser distribuída por vários andares de um prédio.
Dirigimo-nos para o departamento de engenharia eletrotécnica e estivemos a ouvir um professor que nos falou sobre um grande quadro exposto e uma demonstração do que se conseguia fazer. Também fomos ao departamento de engenharia mecânica, onde vimos um carro feito pelos alunos. De seguida, fomos a uma oficina, onde se faziam várias experiências no mecanismo dos carros.
No departamento de engenharia informática, estivemos a resolver um teste curioso: através de códigos tínhamos de desenhar uma figura numa folha quadriculada. Alguns grupos conseguiram e outros não.
No final, fomos para às instalações do INESC TEC que consiste na utilização dos conhecimentos da engenharia para observar, explorar e operar nas profundezas do mar de forma sustentável, utilizando sistemas autónomos.
A visita estava terminada, portanto, dirigimo-nos às camionetas, para regressarmos à escola, onde chegamos por volta da uma da tarde.


Carlota Coelho, 9.ºA (Aluna)

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe