Lavrando Pa
Pesquisa

BIOGRAFIA DO DR. JOSÉ DOMINGUES DOS SANTOS
Por Francisco Peres (Professor), em 2019/03/12553 leram | 1 comentários | 158 gostam
Sabes quem foi o Dr. José Domingues dos Santos?
O Dr. José Domingues dos Santos nasceu na Casa da Tulha, em Lavra, no dia 5 de agosto de 1885, e era filho de José Domingues dos Santos e de Maria Duarte de Oliveira.
No ensino primário, revelou-se um brilhante aluno. Como a família não tinha posses financeiras, ingressou no Seminário Maior do Porto e mais tarde entrou na Universidade de Direito de Coimbra. Com vinte e quatro anos casou com uma mulher também oriunda de Lavra. Quando terminou o Curso de Direito, abriu um escritório no Porto. Também fundou um jornal chamado “A Tribuna”.
Notabilizou-se em janeiro de 1919, durante os acontecimentos da Monarquia do Norte (revolução que consistiu no regresso da monarquia). Foi preso, mas no dia 13 de fevereiro, aquando a vitória do Contra-golpe no Porto, foi libertado. Após a instalação da República, foi Governador Civil do distrito do Porto e exerceu o cargo de Ministro do Trabalho.
Em 1927, existiu um golpe para terminar com a Ditadura Militar e ele estava envolvido, porque era uma pessoa muito preocupada com as classes trabalhadoras. Como esse golpe terminou bastante mal, refugiou-se em Espanha e, mais tarde em Paris. Foi autorizado a regressar a Portugal em 1954.
Faleceu, no Porto, a 5 de agosto de 1958, com 73 anos.

Durante a sua vida, foi político, professor, advogado e jurista. Presentemente, José Domingues dos Santos é o patrono da nossa escola.

Pedro Marques, 6º E


Comentários
Por Maria Eugénia Rocha (Familiar de aluno), em 2019/04/04
É bom sabermos a biografia do patrono da escola! Excelente ideia! Muito bom trabalho!

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe