Lavrando Pa
Pesquisa

Projeto Engenheiras por um Dia
Por Isilda Monteiro (Professora), em 2018/12/08183 leram | 0 comentários | 62 gostam
Tal como no ano passado, a escola está a implementar, no 9.º ano, o projeto “Engenheiras por um Dia”.

Este projeto foi uma iniciativa da Sr.ª Secretária de Estado para a Igualdade de Género no quadro do objetivo de política pública da Agenda para a Igualdade no Mercado de Trabalho e nas Empresas, em coordenação com a CIG (Comissão para a igualdade de Género) e em parceria com o IST (Instituto Superior Técnico de Lisboa), e a UM (Universidade do Minho), tendo dado à escola uma enorme projeção e notoriedade.
 O arranque oficial do projeto deu-se no passado dia 19 de novembro. Neste dia estiveram presentes duas alunas do mestrado integrado, e um professor do curso de Engenharia de Sistemas da Universidade do Minho. Nesta sessão, as alunas deram o seu testemunho sobre o seu percurso escolar, durante o ensino secundário, e como foram realizando as suas escolhas vocacionais. Apresentaram aspetos do seu quotidiano académico, bem como das perspetivas profissionais que já têm em vista.
Uma das alunas referiu mesmo que, no âmbito do seu mestrado, encontra-se a desenvolver uma aplicação para o IPO do Porto auferindo de um vencimento e com possibilidades de colocação futura. Outra das alunas deu ainda conta da resistência que encontrou por parte de alguns conhecidos e familiares quando colocou a possibilidade de seguir a área de Engenharia Informática. Questionaram-na porque não iria para Medicina, atendendo à média que tinha, em vez de ir para um curso “de homens”.
No final, as nossas alunas levantaram várias questões relacionadas não só com as condições de acesso aos vários cursos em questão, como também do seu grau de dificuldade e exigência.

Armando Moreira

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe