Lavrando Pa
Pesquisa

10 de outubro - Dia Mundial da Saúde Mental
Por Isilda Monteiro (Professora), em 2018/10/10222 leram | 0 comentários | 90 gostam
Tivemos oportunidade de contar com a ajuda de duas pessoas, que pertencem ao corpo técnico da ALADI, que nos esclareceram algumas questões sobre a saúde mental.
A ALADI (Associação Lavrense de Apoio ao Diminuído Intelectual) é uma Instituição Privada de Solidariedade Social (IPSS), sem fins lucrativos, que está sediada na avenida D. Pedro IV, em Lavra. Foi criada há mais de vinte e oito anos e tem procurado apoiar e promover os cidadãos portadores de deficiência intelectual.

Tivemos oportunidade de poder falar com duas pessoas que pertencem ao seu corpo técnico, a doutora Marlene e o doutor Ricardo, que tiveram a amabilidade de, juntamente com outros colegas, responderem ao nosso questionário.

Cláudia e Rita - O que é a “saúde mental”?
ALADI - É o bem-estar biopsicossocial e a perceção da qualidade de vida sentida pelo indivíduo. Também se pode referir que é a ausência de doença ou condição de saúde que tenha impacto no dia-a-dia da pessoa.


Cláudia e Rita - Deem-nos, por favor, alguns exemplos de doenças mentais.
ALADI - Depressão, ansiedade, perturbação bipolar, esquizofrenia…

Cláudia e Rita - Que cuidados devemos ter com as pessoas com doenças mentais?
ALADI - Qualquer pessoa com uma doença mental pode acarretar riscos para si e para os outros, sobretudo em termos da sua integridade física, pelo que devem ser sempre acompanhadas em termos médicos e ter uma retaguarda familiar consistente.

Cláudia e Rita - Existem doenças mentais que são curáveis?
ALADI - A maior parte das pessoas com doenças mentais tem um potencial para ser reabilitada através de programas específicos, mas não se pode falar em cura.


Cláudia e Rita - Quais são os principais problemas mentais? E como os podemos prevenir?
ALADI - A prevenção é sempre a melhor estratégia pelo que se deve estar atento a eventuais sinais, tais como alterações do funcionamento habitual da pessoa, nas suas rotinas, na sua maneira de ser e de estar, no relacionamento social, no desgaste físico acentuado e problemas orgânicos recorrentes.

Cláudia e Rita - Quais são os maiores desafios, quando se trabalha com pessoas com doenças mentais?
ALADI - Perceber a individualidade de cada um, quais as necessidades de intervenção e como se enquadra a doença na vida da pessoa e da sua família.

Cláudia e Rita – Será possível relatarem-nos um acontecimento que tenham vivido com um doente com graves problemas mentais?
ALADI - Por motivos éticos, não poderemos relatar nenhuma situação.

Obrigada pela vossa disponibilidade e amabilidade.

      Entrevista conduzida pela Ana Rita Fernandes e Cláudia Fernandes, 9.ºA

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe