Lavrando Pa
Pesquisa

Visita de Estudo a Aveiro
Por Ana Ribeiro (Aluna, 8ºA Nº1), em 2018/05/29576 leram | 0 comentários | 146 gostam
No dia 13 de abril, sexta-feira, saímos da escola às 8 da manhã e fomos de camioneta em direção a Aveiro.
DURANTE A MANHÃ

O objetivo desta viagem foi visitar o Museu de Aveiro e o Museu Marítimo de Ílhavo.
Como previsto, no dia 13 de abril, saímos da escola às 8 da manhã e fomos de camioneta em direção a Aveiro. A viagem demorou cerca 1 hora e 30 minutos. Quando chegamos lá, descobrimos que o Museu de Aveiro só abria às 10 horas, então, aproveitamos para lanchar no pequeno “intervalo” que tínhamos.


MUSEU DE AVEIRO

As turmas foram todas divididas em três grupos e cada um foi visitar uma parte do Museu de Aveiro.
O meu grupo começou pela igreja onde estivemos a ouvir como a Princesa Joana, filha de D.Afonso V, chegou a morar ali. Ficamos a saber que aquele convento foi formado por duas freiras viúvas no século XV. Era um convento só de mulheres e a regra principal era o silêncio e as freiras não podiam ter nenhum contacto com os cidadãos, pois viviam em clausura (sem contacto com o exterior).
Depois fomos para o seu “recreio”, onde elas podiam apanhar sol, mas sempre em silêncio. A seguir observámos a sala da “Direção”, onde só as freiras mais importantes se reuniam e discutiam vários assuntos.
De seguida, entramos na sala de refeições e achei muito interessante quando a senhora que nos estava a guiar na visita nos contou que todas as freiras comiam do mesmo lado para não terem ninguém à frente com quem conversar.
Depois vimos mais algumas salas até chegarmos ao andar de cima onde observamos o lugar para as freiras rezarem durante a missa, pois não podiam estar em contacto com os outros cidadãos que tinham ido à missa.
E também ficamos a saber que, depois de ter sido um convento, aquele edifício foi transformado num colégio também só para raparigas.
Por fim, estivemos a ver uma sala com vários retratos de episódios da vida da Princesa Joana e alguns quadros numa grande sala.


ALMOÇO

Quando a visita ao Museu de Aveiro acabou, entramos na camioneta até chegarmos a um grande jardim perto do mar, com árvores e mesas de piquenique para almoçarmos.
Depois de almoço, passamos o tempo a conviver, a conversar e a aproveitar o dia lindo de sol que tivemos a sorte de encontrar em Aveiro.


MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO - NAVIO SANTO ANDRÉ

Depois deste longo e agradável convívio, fomos a pé para visitar o navio-museu. Também aqui todas as turmas foram divididas em dois grupos para entrarmos por sítios diferentes.
A nossa guia, durante a visita, esteve a explicar-nos a história daquele navio. Chama-se Santo André e fazia a pesca de bacalhau nos mares da Terra Nova. A sua última viagem foi em 1997, para a Noruega.
Começamos por ver onde o bacalhau era arranjado e posto em sal, a sala ficava abaixo do nível da água e era coberta de madeira.
De seguida, fomos à cozinha e ao refeitório. A guia contou-nos que à quinta-feira e ao domingo eram os dias em que os pescadores tinham direito a um queque de sobremesa.
Depois visitamos as camaratas e achei muito interessante, pois eles dormiam em beliches e em quartos muito pequenos, como se fosse no exército e a senhora disse-nos que aquele navio era um dos mais luxuosos da época.
A seguir, fomos ver onde o capitão dormia e o posto de comando. O quarto do capitão era muito grande e tinha a sua própria casa de banho e uma mini entrada. O posto de comando tinha um leme gigante e vários instrumentos para ver a agitação do mar, a direção do barco, etc…
E depois de vermos tudo, fomos até ao convés para admirar a paisagem. No convés, tinha várias redes de pesca e cordas que se chamam cabos.
Depois saímos todos do barco, ainda estivemos a brincar no jardim onde havia “máquinas” para fazer ginástica.


SAÍDA DE AVEIRO

Quando as turmas todas já estavam reunidas, entrámos na camioneta em direção à escola, mas ainda fizemos uma paragem para comprar os famosos ovos moles de Aveiro.
Foi um dia interessante e empolgante em que aprendemos muitas coisas.


Carlota Montes Azevedo Pinto Coelho 8ºA nº:6

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe