Lavrando Pa
Pesquisa

O Tibete Português
Por Paulo Ferreira (Familiar de aluno), em 2018/04/13562 leram | 0 comentários | 163 gostam
A aldeia Sistelo, no concelho dos Arcos de Valdevez, é um local a visitar.
No fim de semana de Páscoa, eu e a minha família fomos visitar a aldeia de Sistelo, atualmente mais conhecida pelo Tibete Português.
A aldeia de Sistelo situa-se no concelho de Arcos de Valdevez, em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, junto à nascente do rio Vez.
Fizemos uma pequena visita pela aldeia, e um dos pontos mais importante é a “Casa do Castelo”, que domina uma paisagem natural de inegável beleza e foi edificado na segunda metade do século XIX por um natural da freguesia, regressado do Brasil, que se chamava Manuel Gonçalves, o primeiro Visconde de Sistelo, Roque. Visitamos, ainda, o museu etnográfico de Sistelo, onde admiramos os trajes antigos e os acessórios da laboura.
Sistelo é uma terra famosa pelos seus socalcos, que surgem pela necessidade de aumentar a superfície agrícola e de contrariar os declives. Estes socalcos são plataformas mais ou menos planas de solo profundo e fértil, construídas nas vertentes das montanhas, sobrepostas umas às outras em escadaria e suportadas por grandiosos muros de pedra. Estas estruturas permitiram o desenvolvimento de uma agricultura de subsistência de extrema importância para a sobrevivência das comunidades rurais.
Associados a estas plataformas, construíram-se canais destinados ao transporte de água dos pontos mais altos das montanhas, poços e cursos de água, para os campos.Estes canais, que em alguns casos se entendem por dezenas de quilómetros, denominam-se de regadios e são fundamentais para a subsistência das culturas nos meses de verão.
Percorremos um dos variados percursos pedestres que sai da aldeia, e fizemos uma parte da ecovia do Vez.
Vale a pena conhecer o "Tibete Português".

Joana Viterbo 7ºC

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe