Lavrando Pa
Pesquisa

Evolução humana
Por Anabela Pinto (Professora), em 2018/04/12501 leram | 0 comentários | 118 gostam
Por que razão o sobrolho é tão importante na nossa evolução?


  

  Franzir o sobrolho tem muito que se lhe diga.
  Nem sempre tivemos umas sobrancelhas expressivas e isso é visível nos fósseis de outras espécies humanas. Como tal, uma equipa de cientistas – que tem como principal autor o antropólogo português Ricardo Godinho – estudou a evolução do sobrolho nos humanos, propondo que a alteração para um sobrolho mais expressivo, terá melhorado a nossa comunicação não verbal, o que possibilitou redes sociais mais complexas. Tal terá tido impacto na nossa própria sobrevivência.
  A nossa testa começou a ficar cada vez mais vertical e a arcada supraciliar reduziu-se nos últimos 100 mil anos. “Este processo tornou-se particularmente rápido nos últimos 20 mil anos e, mais recentemente, quando mudámos de caçadores para agricultores – um estilo de vida que significou menos variedade na dieta e menos esforço físico”. “A testa tornou-se mais vertical e as sobrancelhas tiveram um papel de maior destaque. Tornámo-nos mais perceptíveis para os outros e mais expressivos”, explica Ricardo Godinho.
  Markus Bastir, do Museu Nacional de Ciências Naturais, em Madrid, escreveu: “As sobrancelhas terão tido um papel cada vez maior na sinalização e comunicação em sociedade, como os humanos modernos (Homo sapiens, a nossa espécie) fazem hoje.”

            https://www.publico.pt/2018/04/10/ciencia/noticia/por-que-e-
            o-sobrolho-e-tao-importante-na-nossa-evolucao-1809718 (adaptado)

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe