Lavrando Pa
Pesquisa

Visita ao Castelo de Guimarães
Por Dora Isabel (Professora), em 2012/10/31765 leram | 1 comentários | 222 gostam
As turmas do 4º ano de Cabanelas, Angeiras e Agudela visitaram o Castelo de Guimarães
Ontem, dia 23 de Outubro de 2012, partimos às 13:30h e chegámos pelas 18:15h.
   Esta visita serviu-nos de conhecimento sobre a história do nosso país.
   O primeiro sítio foi o Palácio dos Duques de Bragança, chamado Paço dos Duques.
   Tivemos uma guia que nos explicou tudo sobre o Paço dos Duques.Este Paço foi construído no século XV por D. henrique , mas com os anos ficou destruído e, no século XX, Salazar reconstruiu-o.
   O primeiro sítio que visitámos foi o "Salão dos passos perdidos" pois as pessoas andavam de um lado para o outro dando "passos perdidos". Nessa sala vimos duas tapeçarias, a primeira representava o desembarque das tropas de Portugal e a outra era a chegada à cidade de Tânger.
   De seguida fomos à "Sala das armas", vimos uma besta, vários punhais, diversas pistolas e muitas primeiras espadas que, antigamente, eram mais pesadas,mas foram melhorando ao longo dos tempos.
    Outro dos lugares que visitámos foi o quarto de D. Catarina. Soubemos que as pessoas nunca dormiam completamente deitadas, por várias razões: em primeiro lugar, porque pensavam que se as pessoas estão completamente deitadas é porque estão mortas; por outro lado, como jantavam grandes banquetes não faziam a digestão e, finalmente, por motivos de higiene, pois se tivessem piolhos não os passavam para a cama. Também vimos o quarto do contador que tinha vários móveis com muitas gavetas pequeninas, para guardar as contas que ele tinha gasto no mês todo.
 
   Um dos sítios onde as raparigas gostaram mais de entrar foi o salão de baile. Lá havia dois cadeirões para os reis ou para os seus amigos que, assim, podiam admirar os bailarinos. A sala com mais animação era a "Sala de banquetes" onde se juntava a multidão que se ria com o bobo da corte.
   Depois fomos ver a capela que se pensa ter sido onde D. Afonso Henriques foi batizado.
   A última parte da visita foi para observar a paisagem, depois de subirmos ao castelo de Guimarães.

   Adorámos a visita.

Autora: Maria Miguel Martins
Turma do 4º ano _ Agudela


Comentários
Por Francisco Carneiro (Familiar de aluno), em 2012/11/08
Gostei muito do texto elaborado pelo/a aluno/a... Ilustrativo e com linguagem acima da média para o 4º ano. Penso, no entanto, que devia ser mencionado o/a autor/a desta bonita composição.

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe