Lavrando Pa
Pesquisa

Ponte da Arrábida
Por Ana Sofia Barbosa (Aluna, 8ºA Nº4), em 2017/11/28680 leram | 0 comentários | 161 gostam
A Ponte da Arrábida foi a segunda ponte entre o Porto e V. N. Gaia a ser construída para a circulação rodoviária – carros, autocarros, camiões, bicicletas, motorizadas…
A Ponte da Arrábida, construída pelo engenheiro Edgar Cardoso, foi inaugurada em 1963. É uma obra classificada como monumento nacional e liga a zona de Campo Alegre à zona da Arrábida, isto é, une o Porto a Gaia.
Quando a atravessamos de carro, podemos avistar o rio Douro que lá ao fundo se vai juntar ao mar. Se estivermos atentos, reparamos nos quatro grandes pilares dos elevadores (que não estão a funcionar há anos) que têm quatro esculturas em bronze com cinco metros de altura. Duas ficam do lado do Porto e são da autoria do escultor Barata Feyo, chamam- se "O Génio Acolhedor da Cidade do Porto" e O Génio da Faina Fluvial e do Aproveitamento Hidroeléctrico". As outras duas do lado de Gaia são do escultor Gustavo Bastos e representam "O Domínio das Águas pelo Homem" e "O Homem na sua Possibilidade de Transpor os Cursos de Água".
Também já podemos subir ao arco da estrutura da ponte, que fica a 65 metros de altura. Temos de subir 262 degraus, mas é uma oportunidade imperdível para admirar a cidade a partir do meio do rio. É uma visão única!
A empresa chama-se Porto Bridge Climb e se quiserem mais informações sobre as visitas e respetivos bilhetes vão ao "site" www.portobridgeclimb.com.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe