Lavrando Pa
Pesquisa

Tubarão-da-Gronelândia (Somniosus microcephalus)
Por Nuno Silva (Aluno, 9ªb), em 2017/11/26576 leram | 1 comentários | 120 gostam
Qual o seu comportamento? O que o distingue das outras espécies de tubarões? Onde habita? Quantos anos pode viver? Qual a sua alimentação?



  "Somniosus microcephalus", conhecido pelo nome comum de tubarão-da-Gronelândia, é um dos maiores tubarões do mundo, chegando a medir mais de 6,5 metros de comprimento. Esse animal é conhecido pela sua aparência e movimentos lentos pela coluna de água, diferindo das outras espécies, que são mais agressivas. Possui migração batimétrica passando o dia e a noite em profundidades distintas, e é geralmente cego, pois possui um parasita associado que se alimenta dos seus fluidos oculares.
  É a espécie de vertebrado com a maior expectativa de vida conhecida com uma média de 272 anos (As lentes oculares sugerem que uma fêmea morreu com cerca de 392 anos) e está entre as maiores espécies existentes de tubarão.
  Pelo facto de o seu habitat ser em grandes profundidades, ele tem uma elevada concentração de N-óxido de trimetilamina na carne, que a torna tóxica. No entanto, na Islândia a carne da espécie é tratada para reduzir os níveis de toxinas e comida como uma iguaria.
  É normalmente encontrado a mais de 1.200 metros de profundidade no Ártico e nos mares do norte do Atlântico, mas já foi observado em lugares tão distantes como a Argentina e a Antártida.
  Alimenta-se principalmente de peixes, e algumas vezes de focas. Já foram encontradas partes de cavalos, ursos-polares e alces em estômagos de tubarões da Gronelândia.


Comentários
Por Cármen Carneiro (Professora), em 2017/12/04
Nuno, o que nós aprendemos contigo.... Continua a partilhar connosco o teu gosto e curiosidade pelos animais e pela ciência !!

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe