Lavrando Pa
Pesquisa

Engenheiras por um dia
Por Teresa Carvalho (Professora), em 2017/11/08585 leram | 0 comentários | 133 gostam
No passado dia 24, terça feira, a nossa Escola recebeu a visita da Sra. Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos e da Sra. Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, para uma sessão integrada no projeto "Engenheiras por um dia".
No passado dia 24, terça feira, a nossa Escola recebeu a visita da Sra. Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dra. Luísa salgueiro e da Sra. Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Doutora Rosa Monteiro, ambas a ocupar o cargo recentemente. Por isso, a vinda à nossa escola constituiu o primeiro ato público com que inauguraram os respetivos mandatos, numa sessão dedicada à Igualdade de género.
A nossa é uma das escolas incluídas na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC) com o projeto ” Engenheiras por um dia”, tendo sido a escolhida para assinalar o Dia Municipal para a Igualdade. No evento que se realizou no auditório da escola, estiveram também presentes a Presidente da Assembleia Municipal de Matosinhos, Palmira Macedo, o Vice-presidente da Autarquia, Eduardo Pinheiro, o Vereador da Educação, António Correia Pinto, o Diretor da Escola, Licínio Sousa, a Presidente do Conselho Geral, Cidália Santos, bem como elementos da Associação de Pais, juntamente com os alunos do 9.º ano e professores.
Dada a reduzida participação feminina na área das tecnologias e das engenharias, surgiu este projeto que pretende, segundo a Secretária de Estado, desconstruir “as ideias de que existem profissões para mulheres e profissões para homens” e chamar a atenção “para esta problemática da segregação das profissões”. O projeto será desenvolvido pela Comissão para a Cidadania e Igualdade (CIG), durante este ano letivo, nas três turmas do 9º ano, pois, como referiu a Presidente da Câmara, “os jovens são decisivos para que, no futuro, as coisas sejam diferentes” e “é preciso sensibilizar a população para as muitas desigualdades que ainda persistem em todas as áreas”.
Depois da apresentação do projeto, os elementos da Câmara Municipal saíram e seguiu-se uma sessão com Miguel Neto, assistente social, e Susana Gonçalves, Chefe da Proteção Civil de Matosinhos, que deram a conhecer a sua experiência em áreas contrárias àquelas que são habituais ao respetivo género.
Foi uma tarde diferente, muito produtiva, tendo os alunos abrilhantado as sessões com perguntas muito pertinentes feitas a todos os intervenientes.

Teresa Carvalho (professora)

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe