Lavrando Pa
Pesquisa

Ponte Arrábida
Por Ana Sofia Barbosa (Aluna, 8ºA Nº4), em 2017/10/17775 leram | 0 comentários | 158 gostam
A Ponte da Arrábida foi a segunda ponte entre o Porto e V. N. Gaia a ser construída para a circulação rodoviária – carros, autocarros, camiões, motorizadas…
A Ponte da Arrábida, construída pelo engenheiro Edgar Cardoso,foi inaugurada em 1963 e liga a zona de Campo Alegre à zona da Arrábida, isto é, une o Porto a Gaia.
Quando a atravessamos de carro podemos avistar o rio Douro que lá ao fundo se vai juntar ao mar. Se estivemos atentos, reparamos nos grandes pilares dos elevadores (que não funcionam há anos) com quatro esculturas em bronze, de cinco metros de altura. Duas ficam do lado do Porto e são da autoria do escultor Barata Feyo, chamam-se "O Génio Acolhedor da Cidade do Porto" e "O Génio da Faina Fluvial e do Aproveitamento Hidroeléctrico". As outras duas do lado de Gaia são do escultor Gustavo Bastos e representam "O Domínio das Águas pelo Homem" e "O Homem na sua Possibilidade de Transpor os Cursos de Água". A próxima vez que por lá passarem, estejam atentos.
Também já podemos subir ao arco da estrutura da ponte, que fica a 65 metros de altura. Temos de subir 262 degraus, mas é uma oportunidade muito gira para admirar a cidade a partir do meio do rio. A empresa chama-se Porto Bridge Climb e se quiserem mais informações sobre os horários das visitas e respetivos bilhetes consultem o site www.portobridgeclimb.com
É uma obra classificada como monumento nacional desde 2013 que merece ser admirada.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe