Lavrando Pa
Pesquisa

Foi um dia TOP
Por Isilda Monteiro (Professora), em 2017/05/04166 leram | 0 comentários | 33 gostam
No dia 3 de abril, o 7.º ano realizou uma visita de estudo ao Museu Monográfico de Conímbriga e ao Museu das Caves da Aliança.
No dia 3 de abril, o 7.º ano realizou uma visita de estudo ao Museu Monográfico de Conímbriga e ao Museu das Caves da Aliança.
Na viagem, fizemos uma paragem para lanchar e ir à casa de banho. À hora marcada, 11 horas e 30 minutos, estávamos às portas do museu, em Conímbriga.
Fomos distribuídos por grupos e na companhia dos professores e do guia observamos esculturas romanas, mosaicos decorativos, moedas, armas e armaduras, objetos de olaria e de vidro, lápides com epitáfios em latim, claro, e uma maquete de um templo romano.
Já no exterior, visualizamos as ruínas romanas, com vestígios de domus e os seus peristilos (jardins das casas ricas) e insula (casas pobres), os foros e as termas que até possuíam um sistema de aquecimento para a sauna. No fim, numa área coberta e muito bem conservada, admiramos uma casa romana de uma família abastada, com várias divisões onde o chão estava coberto de mosaicos coloridos e um refrescante peristilo (jardim interior).
Ao meio-dia, dirigimo-nos para o parque das merendas, onde almoçamos ao ar livre em mesas de madeira. Tivemos tempo para correr, subir às árvores, enfim, confraternizar com os nossos colegas (e algumas abelhas) e ainda saborear uns geladinhos.
Às 3 horas, já seguíamos rumo a Sangalhos, para visitar o Museu Caves da Aliança.
Este museu aproveitou o facto de ter salas subterrâneas para fazer um paralelo com as redes do metropolitano. Cada sala era uma estação e tinha uma cor com o respetivo nome: Bura (lápides e ofertas aos defuntos), Africana, Shona (estátuas), a sala dos minerais (com amostras grandiosas e espetacularmente belas) e muitas outras salas, como por exemplo, caves com barricas e pipas gigantescas, onde aprendemos o processo de fazer espumante.
Após um breve lanche, regressamos às camionetas. Chegamos à escola, por volta das 7 horas e 30 minutos.
Foi um dia culturalmente muito interessante e bem recheado de boa disposição.
Em suma, foi um dia TOP.

7º A, texto coletivo!

Fotografias de Catarina Sousa e Sabrina Pereira

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário