Lavrando Pa
Pesquisa

E se fosse consigo?
Por Isilda Monteiro (Professora), em 2016/11/07264 leram | 0 comentários | 38 gostam
Os estudantes com idade igual ou superior a 13 anos estão convidados a participar no concurso sobre o tema da violência no namoro.
Basta ser original e enviar o trabalho até 20 de janeiro.
A SIC Esperança, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares e com o apoio da Porto Editora, lança a 4ª edição do projeto Liberdade de Expressão e Redes Sociais. Este projeto consiste na criação de um concurso a nível nacional, para estudantes com idade igual ou superior a 13 anos, que frequentem o 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário. Tem como objetivo suscitar a reflexão e o debate sobre a temática da liberdade de expressão e das redes sociais, identificando igualmente os riscos e abusos ligados ao seu uso. Pretende, igualmente, induzir a identificação de riscos e abusos que decorrem de uma utilização indevida ou transgressora, nomeadamente no âmbito das relações pessoais.

Para a 4ª edição os alunos são desafiados a trabalhar sobre o tema da Violência no Namoro. Em Portugal, os estudos efetuados nos últimos anos apontam para a existência de elevados níveis de violência nas relações de intimidade juvenil. Esta violência é praticada por um (ou ambos), no sentido de se colocar em posição de poder e controlo sobre o parceiro. É fundamental desmistificar este conceito e alertar para as várias formas de violência praticadas: física, verbal, sexual e psicológica.

Como base para a reflexão e discussão sobre esta temática em sala de aula, disponibilizamos a abordagem feita a este problema pelo programa “E Se Fosse Consigo?”, aqui: http://sicnoticias.sapo.pt/programas/e-se-fosse-consigo/2016-05-16-E-se-fosse-consigo--A-violencia-no-namoro

Os alunos que pretendam participar deverão criar conteúdos originais recorrendo a textos, vídeos, "podcasts", fotografias, desenhos ou animações, e enviar os seus trabalhos até ao dia 20 de janeiro de 2017.
Os vencedores serão anunciados no dia 13 de fevereiro.

Consulte o Regulamento e o formulário da Ficha Técnica.

SIC Esperança – Vale a Pena Acreditar!


Comentários

Escreva o seu Comentário