Lavrando Pa
Pesquisa

Visita de Estudo a Vila do Conde
Por Teresa Carvalho (Professora), em 2016/06/04612 leram | 0 comentários | 102 gostam
As turmas dos 6.ºA e D fizeram uma visita de estudo a Vila do Conde: Alfândega Régia, Nau Quinhentista e Centro de Ciência Viva
No dia 26 de abril, pelas 13 horas, os alunos das turmas do 6.ºA e do 6.ºD da Escola Dr. José Domingues dos Santos realizaram uma visita de estudo, acompanhados pelos professores Manuela Almeida, Ana Marta Lopes, Nailce Vieira, João Granhão e Maria João, tendo sido transportados por um autocarro. A visita de estudo teve o seguinte itinerário: Alfândega Régia, Nau Quinhentista e Centro de Ciência Viva onde se viu a “Exposição do Sangue”.
Quando chegamos a Vila do Conde as turmas foram divididas em 2 grupos, tendo a nossa turma (6.ºA) ficado com as professoras Naílce e Ana Marta.
O primeiro local a visitar foi a Alfândega Régia. O edifício situa-se na zona ribeirinha de Vila do Conde, onde antigamente funcionavam os estaleiros navais. Neste local, vimos o Museu de Construção Naval onde pudemos observar a história da construção naval, que tipos de barcos eram construídos e os seus processos construtivos; os produtos neles contidos, tais como especiarias, documentos e algumas personagens da época.
De seguida voltamos para o autocarro e dirigimo-nos para o Centro de Ciência Viva, a funcionar desde 2002. Este espaço é dedicado à ciência e tecnologia onde pudemos fazer observações e experiências.
Neste local, aguardava-nos uma monitora que nos levou a visualizar um pequeno filme sobre a importância da dádiva de sangue. Depois, realizamos um jogo sobre alimentação saudável, em que todos participamos e tivemos a pontuação máxima.
Posteriormente fomos para o andar de cima, onde se encontrava a exposição sobre o sangue. Partilhamos a experiência de entrar numa veia gigante e ficar a conhecer todos os constituintes do sangue.
Antes de terminar a nossa visita, ouvimos os batimentos cardíacos por minuto (bpm) de diversos animais e ainda efetuamos a medição da tensão arterial de uma colega nossa (Carlota).
Terminada a visita, voltamos ao autocarro para regressarmos à escola. Achamos esta visita enriquecedora e muito interessante, porque relembramos as matérias estudadas nas disciplinas de Ciências Naturais e História.
Regressamos à escola, por volta das 18h30m.

Foi bom poder regressar na Máquina do Tempo e experienciar a Época dos Descobrimentos.

Diogo Ferreira e Gonçalo Silva, 6.º A

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe