Lavrando Pa
Pesquisa

ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS
Por Anabela Pinto (Professora), em 2016/05/12714 leram | 0 comentários | 184 gostam
Cinco ilhas do Pacífico já desapareceram!
Cinco das ilhas que pertenciam ao arquipélago das Ilhas Salomão, no Pacífico, já desapareceram, devido à subida do nível médio dos oceanos, de acordo com um novo estudo publicado pelo "Environmental Research Letters".
As cinco ilhas, constituídas unicamente por vegetação, desapareceram por completo, enquanto outras seis ilhotas estão a passar por um processo de “recessão costeira severa”.
De acordo com o "Gizmodo", duas comunidades piscatórias já tiveram de ser relocalizadas, devido a este processo. “Compreender estes fatores locais, que aumentam a suscetibilidade das ilhas à erosão costeira, é crítico para [nos] guiar a respostas sobre a adaptação destas comunidades remotas no Pacífico”, refere o relatório.
Os investigadores pesquisaram imagens de satélite, adquiridas entre 1947 e 2014, para examinar o estado de erosão de 33 ilhas, naquela que foi a primeira vez que as mudanças naturais da região foram retratadas de forma minuciosa.
Por outro lado, a equipa de cientistas australianos afirma que o Oeste do Pacífico é um local perfeito para monitorizar a subida do nível das águas, uma vez que os habitantes estão permanentemente a mudarem-se para locais mais elevados.
As Ilhas Salomão têm perto de 1.000 ilhas e 560.000 habitantes. Muitos deles estão a mudar-se para novas partes das ilhas ou, inclusive, outras ilhas.Taro, a capital da província de Choiseul, está a preparar-se para deslocar os residentes e serviços, enquanto uma vila mais a norte da mesma província já viu mais de metade das suas casas serem invadidas pelo mar.

Green Savers (adaptado)



Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe