Lavrando Pa
Pesquisa

Ai as vespas!
Por Anabela Pinto (Professora), em 2016/03/13207 leram | 0 comentários | 60 gostam
Vespa asiática ameaça abelhas portuguesas.
Já não bastava às abelhas, em declínio mundial, as consequências das alterações climáticas, destruições dos habitats, fungos e pesticidas. Agora, elas têm de lidar com a ameaça das vespas asiáticas. Em Portugal, a região entre o Minho e o Lima é a mais afetada.
Segundo explica o Público, as vespas asiáticas – vindas de Espanha e França – não estão a deixar as abelhas portuguesas a sair de casa. Elas esperam junto das colmeias que as abelhas cheguem carregadas de pólen, capturam-nas, cortam-lhes a cabeça, patas e o ferrão e transportam-nas para os seus próprios ninhos, que constroem no topo das árvores. Aí, comem-nas.

Em Portugal, os primeiros ataques terão ocorrido em 2011. De acordo com Miguel Maia, técnico da Associação Apícola Entre Minho e Lima (Apimil), foram detetados cerca de 40 ninhos na região do Alto Minho. Com um metro de altura e 80 centímetros de largura, os ninhos são maioritariamente construídos em árvores com uma altura superior a cinco metros.

Como não é possível erradicar a espécie, há já uma "task force" constituída para destruir os ninhos mais perigosos – os que se encontram em locais frequentados por muitas pessoas, particularmente, perto de crianças. Proteção Civil de Viana do Castelo, GNR, bombeiros, Direção-Geral de Veterinária, Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte e Apimil são as entidades que coordenam este trabalho.

Para além de um impacto na economia e biodiversidade, há ainda o perigo de as vespas asiáticas colonizarem a Península Ibérica dentro de dez anos. Nessa altura, segundo Miguel Maia, iremos “tropeçar em ninhos”.

                                                             Público, 14/02/2013


Comentários

Escreva o seu Comentário