Lavrando Pa
Pesquisa

CELEBRIDADES VERDES
Por Anabela Pinto (Professora), em 2016/03/13667 leram | 0 comentários | 143 gostam
10 celebridades que defendem o ambiente
Hollywood deu as boas-vindas ao ativismo ambiental, na prática, quando Leonardo DiCaprio discursou, logo a seguir a ganhar o Óscar pelo seu papel no filme “O Regresso”.
“O filme fala sobre a relação do Homem com a Natureza, num mundo que teve em 2015 o ano mais quente já registado. A produção do filme teve de ser mudar para a parte mais ao sul do planeta, só para encontrar neve. As mudanças climáticas estão a acontecer e são reais. Estão a acontecer agora”, revelou na noite de gala.
O ator norte-americano é uma das celebridades que mais tem lutado para dar a conhecer ao mundo – e aos seus fãs – as consequências das alterações climáticas e as ações que as estão a provocar. “Precisamos de trabalhar juntos e deixar de adiar. Precisamos de apoiar os líderes do mundo: não os que falam pelos grandes poluidores e empresas, mas os que falam por toda a humanidade,pelos povos indígenas e milhões de pessoas que estão a ser afetadas [pelas mudanças climáticas],e pelos nossos netos”, continuou.
Ainda que seja, globalmente, o mais célebre ativista pelos direitos ambientais, DiCaprio não é o único. Conhece outos nove ativistas, de acordo com um artigo da "Exame Brasil" e uma pesquisa do "Green Savers".

1.Leonardo DiCaprio

2.Meryl Streep
Em 1989, a atriz criou a “Mother and Others”, depois de ler um relatório da Natural Resources Defense Council sobre pesticidas. Desde então, e até 2001, este grupo sensibilizou consumidores para os químicos e toxinas que se tornaram num lugar-comum para as comidas não-orgânicas. O ativismo de Streep pela alimentação orgânica, no entanto, mantém-se até hoje.

3.Mark Ruffalo
Ator, diretor, produtor e ativista norte-americano, Ruffalo comprou uma guerra com uma das mais poderosas empresas de agricultura e biotecnologia, acusando-a de monopolizar o sistema de alimentos. Para além de questões ligadas aos OGM, Ruffalo é crítico feroz do fracking – fraturamento hidráulico.

4.Cate Blanchett
A faceta ativista da atriz é bastante conhecida no seu país natal, Austrália, e levou-a até à Fundação Australiana de Conservação. Ela colocou painéis solares em casa e instou a Companhia de Teatro de Sidney, onde atua, a replicar a iniciativa. É também uma das principais figuras do “Projeto Hora do Planeta” na capital australiana e participa em diversas manifestações em prol do ambiente, sejam pelas ruas ou eventos fechados.

5.Natalie Portman
Vegetariana desde a infância, Portman tornou-se vegan depois de ler o livro “Eating Animals”, de Jonathan Safran Foer, no ano passado. “O custo humano das fábricas de animais – tanto em relação ao bem-estar dos trabalhadores e, até mais, dos efeitos ambientais da produção em massa de animais – é incrível”, escreveu a atriz recentemente.

6.Edward Norton
Norton é embaixador da ONU para a biodiversidade desde Julho de 2010, um legado e ativismo que herdou dos seus antepassados: o seu pai é um grande defensor da conservação ecológica e os avós maternos fundaram uma organização para fornecer habitação acessível nos Estados Unidos. É mecenas de associações ligadas ao Grand Canyon, Wildernerss Society, Earthjustice e chegou a arrecadar €900.000 para ajudar as comunidades rurais do Quénia.

7.Gisele Bundchen
A modelo brasileira, que em tempos pediu às pessoas para fazerem chichi durante os duches para poupar água, é Embaixadora da "Boa Vontade do UNEP" (Programa Ambiental das Nações Unidas). No final de 2008, ela criou o “Projeto Água Limpa”, que visa implementar ações de gestão ambiental sustentável e promover a recuperação da mata ciliar das microbacias de Horizontina e Tucunduva, a região onde nasceu.

8.Pierce Brosnan
O antigo 007 e a mulher, Keely Shaye, investem tempo e dinheiro na proteção dos mamíferos marinhos. Crítico ferrenho da moratória de caças à baleia em países como Japão ou Irlanda, de onde é natural, Brosnan defende a não-tolerância à atividade, qualquer que seja a justificação.

9.Robert Redford
Durante 30 anos, Redford fez parte da direção do "Natural Resources Defense Council", uma das mais importantes entidades norte-americanas ligadas ao ambiente, recursos naturais e biodiversidade. Isto, por si só, diz tudo de um dos mais célebres atores de sempre. Ativista pelo deserto do Utah, Redford incitou as cidades de todos os estados norte-americanas a olharem para as alterações climáticas como prioritárias. Em 2008, ele coproduziu o documentário "The Unforseen", que alerta para a especulação imobiliária americana em detrimento da saúde das cidades e da natureza.

10.Jared Leto
O ator e vocalista da banda "30 Seconds to Mars" é vegetariano há mais de 20 anos e, sempre que pode, incentiva os outros a seguirem o seu exemplo.

         in http://greensavers.sapo.pt/2016/03/12/10-celebridades-que-defendem- o-ambiente/ (adaptado)

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe