Lavrando Pa
Pesquisa

O coração veio à escola
Por Ana Sofia Barbosa (Aluna, 8ºA Nº4), em 2016/03/09830 leram | 0 comentários | 187 gostam
No dia 26 de fevereiro, houve uma palestra com o Doutor António Graça, médico que trabalhou no Hospital de São João.
Pelas 15 horas, o auditório desta escola, repleto de alunos das turmas do 6.º ano, estava pronto para ouvir falar sobre o órgão humano mais importante: o coração.
O médico iniciou a palestra com uma curiosidade: mostrou-nos uma mala antiga, usada pelos médicos. Verificamos que os aparelhos evoluíram muito! Em seguida, vimos imagens e vídeos relacionados com a cardiologia. Mostrou-nos operações ao coração (têm de cortar um osso para tirar o coração!),vimos corações abertos (uma aluna sentiu-se mal!) e muitas máquinas, antigas e modernas, que são usadas pelos médicos.
Na parte das perguntas e respostas, uns alunos estavam preparados para fazer muitas perguntas.
«Por que razão quis ser cardiologista? Qual é a sensação de estar com um coração humano nas mãos? Quanto tempo demora uma operação? Quantos médicos são necessários numa sala de operação? Como é que correu o seu primeiro transplante?».
Ficamos a saber que António Graça foi para a medicina por vocação, que gostava do que fazia, que nas primeiras vezes que esteve com um coração humano se sentiu como um piloto de aviões que também leva nas mãos as vidas dos passageiros,que as operações ao coração precisam de duas equipas, uma vai buscar o coração e a outra aguarda na sala de operações, que estas duram, normalmente, três horas, mas pode ser mais ou menos, conforme as complicações que vão surgindo.
Depois de ter acabado a palestra, alguns alunos, as professoras Ana Marta e Naílce Vieira, o cardiologista António Graça e o pai da professora Ana Marta foram para a sala dos professores para lanchar e descontrair um bocadinho.
Foi uma palestra muito interessante e o lanche foi saboroso!

Ana Sofia e Ana Carolina
6ºA

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe