Lavrando Pa
Pesquisa

Projeto eTwinning
Por Maria João Couto (Professora), em 2016/02/191290 leram | 3 comentários | 186 gostam
A nossa escola falou com uma escola em Itália. E tudo aconteceu por causa da Matemática.
O grande momento chegou no dia 2 de fevereiro. A emoção começou a sentir-se antes da aula de Matemática. A professora da disciplina avisou os alunos do 7º B da Escola Dr. José Domingues dos Santos que tudo estava preparado para conetar, por videochamada, com os colegas do Istituto Comprensivo Giovanni XXIII e com a docente Grazia Simona, da província de Foggia, em Itália. Em Portugal, todos estavam entusiasmados com a oportunidade de conhecer outros estudantes europeus e ouvir o que tinham para dizer.
Computador e projetor ligados. Sentados, juntinhos, para que todos apareçam no ecrã. Conexão estabelecida, “Olá Itália!”. Em Lavra, observaram-se todos os detalhes da escola italiana, enquanto a professora saudava a colega e lhe agradecia o interesse em proporcionar uma experiência tão estimulante a estudantes de ambos os países. Alguns tiveram a oportunidade de se expressar no seu idioma. A tradução foi assegurada pelas professoras envolvidas.
Esta atividade ocorreu no âmbito do projeto educativo "Maths, I and You", uma iniciativa eTwinning, da Comissão Europeia, que visa a criação de parcerias entre escolas da Europa, através das Tecnologias de Informação e Comunicação, em qualquer área disciplinar. Nele está também envolvido, entre outros estabelecimentos de ensino, o Colegio Plurilingüe Santa Teresa de Jesús, em Ourense (Espanha), com o intuito de promover o interesse pelos conteúdos da disciplina de Matemática.
Esta aventura teve início em setembro de 2015 e terminará em junho de 2016. Até ao final do ano letivo, sob a orientação dos professores responsáveis, Os trabalhos a desenvolver serão divulgados no Twinspace (espaço online disponibilizado para as atividades do projeto).
Até ao momento, o balanço é positivo. O sucesso mede-se pelo entusiasmo dos estudantes: “Já voltou a falar com a professora Grazia?”; “Foi interessante. Serve para comunicar.”; “Quando vamos falar com a escola de Espanha?”.
Parece, então, que a motivação necessária à execução das próximas etapas está garantida.
Fica a vontade de partilhar outros bons momentos!


Comentários
Por Isilda Monteiro (Professora), em 2016/02/20
Será que é possível enviar o link do nosso jornal para a escola italiana?
Parabéns pela iniciativa.
Por Maria João Couto (Professora), em 2016/02/20
Sim, é possível! Vamos pedir a divulgação do jornal da nossa escola em Itália. Quando tivermos uma resposta divulgaremos aqui. Obrigada pelo apoio!
Por Maria João Couto (Professora), em 2016/02/25
Podemos dizer que esta notícia já chegou a Itália! Na página do Istituto Comprensivo Giovanni XXIII foi publicada uma ligação ao nosso jornal, em http://www.istitutogiovanni23.it/e-twinning.html
Aproveitem para ver as bonitas imagens de Foggia!

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe