Lavrando Pa
Pesquisa

Matematicando no Natal
Por Cidália Santos (Professora), em 2015/12/16222 leram | 0 comentários | 41 gostam
Do triângulo à estrela...
A atividade "Árvore de Natal" assentou em planos de aula especificamente elaborados para o efeito, com a duração de um ou dois blocos, consoante o desempenho dos alunos.
Os pilares fundamentais para a concretização desta atividade foram o empenho dos professores do 2.º ciclo que lecionam a disciplina de Matemática, o apoio da direção do Agrupamento, a colaboração dos funcionários, a partilha de ideias entre colegas de outras áreas do saber, nomeadamente de Educação Visual, e sobretudo o agrado dos alunos durante a execução das diferentes tarefas.
Nas aulas...
Os alunos aplicaram processos diversificados na construção do triângulo. A respetiva dobragem e os passinhos de origami, com paciência e muita perfeição, permitiram visualizar outras figuras planas, quase todas regulares. Surgiu a estrela. Fez-se luz! Aprofundaram-se conhecimentos num modo divertido de aprender.
Na sala do aluno...
Da estrela à árvore, mais um passinho. Em tiras de cartolina fixaram-se as estrelas com ataches dourados, pontos de luz num fundo negro, que faz realçar o trabalho dedicado e delicado dos alunos.
A localização do produto final e a disposição das tiras na construção da árvore foram alvo de opiniões diversas, muito construtivas.
Os laços, símbolo da amizade, remataram o trabalho.
Natal é tudo isto: amizade, colaboração, partilha e muito mais.
Feliz Natal
Pelo grupo 230
Cidália Santos

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe