Lavrando Pa
Pesquisa

Desafio “CHEOPS”
Por Teresa Carvalho (Professora), em 2015/12/011279 leram | 0 comentários | 867 gostam
O “CHEOPS” é um pequeno telescópio espacial que será enviado para o espaço em 2017 e que irá estudar e caracterizar planetas extrassolares de forma a obter novas pistas sobre a formação dos sistemas planetários.
A ESA (Agência Espacial Europeia) e os seus parceiros de missão, onde se inclui Portugal, lançaram um desafio aos alunos com idade compreendida entre os 8 e os 14 anos: QUERES ENVIAR AS TUAS CRIAÇÕES ARTÍSTICAS PARA O ESPAÇO NO NOVO SATÉLITE CHEOPS?

Convidaram, então, os alunos a enviar desenhos que serão miniaturizados e gravados em duas placas que serão colocadas no satélite. Existe espaço para 3000 desenhos nos painéis exteriores, se forem recebidas mais de três mil participações, será feito um sorteio para escolher os desenhos que serão gravados.

 As participações dos nossos alunos estiveram expostas na BE na última semana de outubro e agora já “seguiram viagem”:
primeira paragem: CAUP (Centro de Astrofísica da Universidade do Porto);
segunda paragem: ESA (Agência Espacial Europeia);
terceira paragem: espaço, nas placas exteriores do “CHEOPS”.

Foram enviados 19 desenhos dos nossos alunos. Algumas participações foram excluídas por não cumprirem os requisitos pedidos.

VAMOS ESTAR ATENTOS À VIAGEM DO “CHEOPS”!

Para saber mais consulta o endereço da ESA Portugal: http://www.esa.int/por/ESA_in_your_country/Portugal/Envia_o_teu_desenho_para_o_espaco_com_o_Cheops

Equipa da Biblioteca Escolar

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe