Lavrando Pa
Pesquisa

São Martinho
Por Claudio Graça (Aluno, 5ºE), em 2015/11/04427 leram | 0 comentários | 77 gostam
No dia 11 de novembro, festeja-se o São Martinho.
O São Martinho é uma comemoração feita em homenagem a um romano chamado Martinho. Era um valente soldado romano que estava a regressar de Itália para a sua terra, algures em França. Montado no seu cavalo, estava a passar num caminho para atravessar uma serra muito alta, chamada Alpes*, e, lá no alto, fazia muito, muito frio, vento e mau tempo.

     Martinho estava agasalhado normalmente para a época: tinha uma capa vermelha (que os soldados romanos normalmente usavam).

     De repente, apareceu-lhe um homem muito pobre, vestido de roupas já velhas e rotas, cheio de frio que lhe pediu esmola. Infelizmente, Martinho não tinha nada para lhe dar. Então, pegou na espada, levantou-a e deu um golpe na sua capa. Cortou-a ao meio e deu metade ao pobre.

     Nesse momento, de repente, as nuvens e o mau tempo desapareceram. Parecia que era verão! Foi como uma recompensa de Deus a Martinho por ele ter sido bom.

     É por isso que todos os anos, nesta altura do ano, mesmo sendo outono, durante cerca de três dias o tempo fica melhor e mais quente: é o verão de São Martinho!

     Nesta altura, comem-se castanhas assadas ou cozidas.

Texto retirado do site
http://www.junior.te.pt/servlets/Rua?P=HBiblioteca&ID=36

Texto escrito por:
Cláudio Graça
Gonçalo Ferreira.

*Alpes - trata-se de uma cadeia montanhosa, a mais alta da Europa, que abarca vários países: estende-se da Áustria e Eslovênia, a leste, norte da Itália, Suíça, Liechtenstein e sul da Alemanha, até ao sudeste da França e Mónaco.(Nota do editor)

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe