Lavrando Pa
Pesquisa

Se não comermos fruta suficiente ...
Por Anabela Pinto (Professora), em 2015/10/14653 leram | 1 comentários | 139 gostam
Comer menos de três peças de fruta por dia tira anos de vida aos portugueses!
Os portugueses, no conjunto, terão perdido 141 mil anos de vida saudável só em 2010, por não terem incluído, pelo menos, três peças de fruta nas refeições diárias, revela o relatório “A Saúde dos Portugueses. Perspetiva 2015“, divulgado pela Direção-Geral da Saúde e citado pelo Público e pelo agregador "O Meu Bem Estar".
A falha contribuiu para o aparecimento de doenças cardiovasculares e oncológicas e até de mortes prematuras. No documento, os especialistas referem que, “comprovadamente, a alimentação influencia o estado de saúde.” Além da falta de fruta, em Portugal peca-se pela “insuficiente ingestão de hortícolas, de frutos secos e de sementes”. Ao invés, há abuso no consumo de sal –
"calcula-se que a ingestão diária (10,7 gramas) seja praticamente o dobro da recomendação da Organização Mundial da Saúde" – de carne processada, de açúcares e de gorduras "trans" (processadas a nível industrial).
Os dados disponíveis mais recentes, de 2013, continuam a destacar as doenças do aparelho circulatório (30%) como a principal causa de morte em Portugal seguindo-se os tumores malignos (24%).
O retrato do estado de saúde da população em Portugal mostra ainda que os maus hábitos começam cedo na vida.
Portanto, pais, encarregados de educação e professores são fundamentais na criação dos bons e/ou maus hábitos alimentares das crianças.
    adaptado de http://greensavers.sapo.pt/2015/09/17/comer-menos-de-tres-pecas-de-fruta-por-dia-tira-anos-de-vida-aos-portugueses/, consultado em 14/10/2015


Comentários
Por Gonçalo Pinto (Aluno, 5D), em 2015/10/16
Eu comi muita coisa.

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe