Lavrando Pa
Pesquisa

“BURACO DO OZONO” VAI DESAPARECER
Por Anabela Pinto (Professora), em 2015/06/061634 leram | 0 comentários | 1004 gostam
Dentro de três décadas, o "buraco do ozono", detetado nos anos 1980, vai começar a diminuir até desaparecer perto do final do corrente século.
“Com esta nova informação, podemos olhar para o futuro e afirmar, com certeza, que em 2040 o buraco do ozono vai ser consistentemente mais pequeno que 12,8 milhões de quilómetros quadrados”, afirmou Susan Strahn, cientista da NASA, cita o International Business Times. O estudo foi publicado na revista científica Geophysical Research.

A espessura da camada do ozono varia consoante a temperatura e a quantidade de substâncias produzidas pelo Homem que destroem o ozono existente na atmosfera, principalmente na Antártida, para onde é atraída a grande maioria destes elementos poluentes.

“Estas substâncias foram libertadas durante anos e destruíram fortemente a camada de ozono, tornando-a perigosamente mais fina em certas zonas”, indica a cientista da NASA. Porém, desde a entrada em vigor do Protocolo de Montreal, em 1987, as emissões de CFC – principal componente que contribui para a depleção* da camada do ozono – foram regulamentadas e os esforços começam a dar frutos. Desde a sua criação, o protocolo foi já assinado por mais de 150 países, que assumem o compromisso de controlar a emissão de CFC e outras substâncias que prejudicam o ozono.

                Adaptado de http://greensavers.sapo.pt/2015/06/05/buraco-do-ozono-vai-desaparecer-nas-proximas-decadas/

* Depleção - diminuição, redução


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe