Lavrando Pa
Pesquisa

DIA MUNDIAL DO AMBIENTE 2015
Por Anabela Pinto (Professora), em 2015/06/05682 leram | 0 comentários | 197 gostam
"Sete Mil Milhões de Sonhos. Um planeta. Consumir com Cuidado." é o lema do Dia Mundial Ambiente 2015.
O Dia Mundial do Ambiente é um evento anual, celebrado no dia 5 de junho, que tem como objetivos estimular a sensibilização mundial pelo meio ambiente e incentivar ações positivas que garantam um mundo mais limpo e verde para si e para as gerações futuras.
"Sete Mil Milhões de Sonhos. Um planeta. Consumir com Cuidado." é o lema escolhido para celebrar a data em 2015.

O dia comemorativo, estabelecido pela Organização das Nações Unidas em 1972, visa destacar as questões ambientais e possibilitar a cada um perceber não somente a sua responsabilidade, mas também o poder de se tornar um agente da mudança, apoiando uma forma de desenvolvimento mais justa e sustentável.

O bem-estar da humanidade, o meio ambiente e o funcionamento da economia dependem da gestão responsável dos recursos naturais do planeta. E, no entanto, continua a verificar-se que se consomem muito mais recursos naturais do que o planeta pode fornecer de forma sustentável.

Muitos dos ecossistemas da Terra estão a aproximar-se de pontos de inflexão críticos de esgotamento ou mudanças irreversíveis, impulsionados pelo grande crescimento populacional e desenvolvimento económico. Em 2050, se se mantiverem o consumo e produção atuais e a população atingir o número expectável de 9,6 mil milhões, precisaremos de três planetas para sustentar os nossos modos de vida e de consumo.

Consumir com cuidado significa viver dentro dos limites planetários para garantir um futuro saudável, onde os sonhos podem ser realizados. Viver de forma sustentável é fazer mais e melhor com menos. É saber que as taxas crescentes de utilização dos recursos naturais e os impactos ambientais que ocorrem não são um subproduto necessário do crescimento económico.
                                                                                                                                                                                                        Portal da Saúde (adaptado), publicado em 4/6/15

Para saberes mais, consulta:
https://www.youtube.com/watch?t=17&v=DtfAhy2lgAA
http://www.unep.org/portuguese/wed/multimedia/videos.asp


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe