Lavrando Pa
Pesquisa

GALÁXIA MAIS ANTIGA DE QUE HÁ REGISTO
Por Anabela Pinto (Professora), em 2015/05/161036 leram | 0 comentários | 132 gostam
Uma equipa de astrónomos das universidades de Yale e da Califórnia, nos Estados Unidos, afirma ter descoberto a galáxia mais antiga de que há registo.
É a EGS-zs8-1 e terá cerca de 13,1 mil milhões de anos – sendo que a idade do Universo está convencionada pela comunidade científica em 13,798 mil milhões de anos, com uma margem de variação de 0,037 mil milhões de anos. É também a galáxia mais distante do cosmos.
A nova galáxia é tão distante que aparenta ter apenas 100 milhões de anos. A descoberta permitiu aos cientistas, pela primeira vez, vislumbrar o momento temporal mais próximo do “Big Bang” – fenómeno maioritariamente aceite pela comunidade científica como o que terá dado origem ao Universo -, quando o cosmos tinha apenas 5% da sua idade atual.
“Cada descoberta acrescenta mais uma peça ao quebra-cabeças de como as primeiras gerações de galáxias se formaram no início do Universo”, afirma Pieter van Dokkum, um dos investigadores que participou na descoberta. “Apenas os telescópios mais sensíveis têm potência suficiente para alcançar estas distâncias tão grandes”, acrescenta.
A descoberta da galáxia, publicada no Astrophysical Journal, foi feita através de dados recolhidos pelos telescópios espaciais Hubble e Spitzer, da NASA, bem como pelos dados recolhidos no Observatório Astronómico W. M. Keck, no Havai, onde mediram o desvio para o vermelho da galáxia.
Com o lançamento do telescópio espacial James Webb, agendado para 2018, será possível recolher mais informações sobre a EGS-zs8-1.
                                                                                                     Greensavers (adaptado), 15/05/2015 Foto:NASA

Anabela Pinto (professora)


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe