Lavrando Pa
Pesquisa

TARTARUGA VOLTA A ANDAR COM RODAS ADAPTADAS
Por Anabela Pinto (Professora), em 2015/05/10339 leram | 1 comentários | 135 gostam
Rodas devolvem locomoção e rapidez a tartaruga de 90 anos
Mrs T. é uma tartaruga de 90 anos que pertence a uma família britânica de Pembrook, no País de Gales. Durante este inverno, enquanto hibernava, as patas dianteiras de Mrs T. foram comidas por um rato com fome, o que provocou uma infeção e impediu que a tartaruga se movimentasse.
Quando Jude Ryder, dono da tartaruga há 29 anos, descobriu que Mrs. T tinha perdido as suas patas, apressou-se para o veterinário local. Depois de muitos antibióticos e uma conta avultada, a tartaruga conseguiu sobreviver, com a exceção de que não se conseguia movimentar.
Foi então que Ryder procurou a ajuda do filho, Dale, que é engenheiro mecânico. Dale decidiu colocar um par de rodas de avião, previamente adaptadas à carapaça da tartaruga. Agora, Mrs. T não só consegue andar novamente, como ainda se movimenta com uma maior rapidez.
“É como se ela tivesse sido equipada com um motor turbo – agora anda com o dobro da velocidade a que estava habituada”, explica Jude Ryder. “A Mrs. T ainda é bastante jovem para uma tartaruga. Pode viver ainda outros 50 anos – tudo o que vai precisar é de uma muda de pneus de vez em quando”, acrescenta.
        http://greensavers.sapo.pt/2015/05/09/tartaruga-de-90-anos-volta-a- andar-com-rodas-adaptadas-com-fotos/(adaptado)


Comentários
Por Teresa Carvalho (Professora), em 2015/05/12
É o triunfo da ciência aplicada! Sempre a melhorar a vida dos pacientes. Muito bom.

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe